Home - Últimas - Museu Terras de Besteiros acolhe última “exposição viva” dedicada ao Linho de Castelões

Museu Terras de Besteiros acolhe última “exposição viva” dedicada ao Linho de Castelões

Mostra abre esta sexta-feira e integra peças feitas por artesãs da freguesia tondelense e pelas suas antecessoras. Saber-fazer tradicional será demonstrado ao vivo em várias datas ao longo do mês de Maio.

A terceira e última exposição do ciclo “Exposições Vivas”, promovido pelo Museu Terras de Besteiros e pelo Posto de Turismo de Tondela, será inaugurada esta sexta-feira, 9 de Maio, ao final da tarde, no espaço museológico da cidade. A mostra será dedicada ao Linho de Castelões e poderá ser visitada até ao dia 31 de Maio, com entrada gratuita.

Depois de ter dado visibilidade ao Barro Negro de Molelos, em Março, e à Cestaria de Nandufe, em Abril, o ciclo expositivo termina agora com uma homenagem ao trabalho artesanal ligado ao linho, tradição com raízes profundas na freguesia de Castelões.

Em exposição estarão diversas peças produzidas pelas artesãs da Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões (AmaCastelões), bem como peças mais antigas, confeccionadas pelas mães e avós destas mulheres, com linho cultivado localmente. A mostra inclui também ferramentas e utensílios associados ao processo artesanal, como fusos, roca, espadelas e teares.

Tal como aconteceu nas duas edições anteriores, a componente “viva” da exposição será assegurada por demonstrações práticas realizadas no próprio museu, permitindo aos visitantes observar ao vivo o trabalhar do tear, a fiação do linho e o acabamento das peças.

As primeiras demonstrações estão marcadas para o dia 16 de Maio, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala anualmente a 18 de Maio. A AmaCastelões regressará ao museu nos dias 20, 22 e 27 de Maio, sempre com sessões demonstrativas abertas ao público.

A entrada na exposição é gratuita e não carece de inscrição prévia, exceto no caso de grupos ou turmas escolares, que deverão efectuar marcação através do contacto telefónico 232 811 125 ou do endereço electrónico [email protected].

Segundo informação do município, o ciclo “Exposições Vivas” pretende valorizar e preservar os ofícios tradicionais ainda activos no concelho de Tondela, aproximando a população das práticas ancestrais e promovendo a sua transmissão entre gerações.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …