Um programa gratuito organizado pela Comunidade Local de Baldios de São Miguel de Poiares convida a população a observar o firmamento com telescópios e explicações de astro-fotógrafos, numa experiência que junta ciência e tradição no coração da serra do Seixomil.
O novo executivo da Comunidade Local de Baldios de São Miguel de Poiares organiza no próximo dia 31 de Maio uma iniciativa que convida a população a observar estrelas com telescópio e a receber explicações de especialistas. A Câmara Municipal de Poiares apoia o evento que pretende unir ciência, cultura e natureza num programa gratuito e de acesso limitado.
O encontro está marcado para as 19h30, no parque de estacionamento do Miradouro da Fraga, situado na serra do Seixomil, cujas coordenadas são 40.220287 -8.217807. A partir daí, os participantes farão uma caminhada até ao cimo da serra, local escolhido pela qualidade das condições para a observação astronómica.
Maria e Miguel Marques, casal de astro-fotógrafos, serão os guias da actividade. Para além da componente científica, complementam a experiência com histórias e lendas associadas às constelações, proporcionando um enquadramento acessível e envolvente para o público em geral.
Perto da pista de descolagem de parapente da Fraga, os participantes terão um lanche tardio ao pôr do sol, antes de iniciar a observação com telescópios, prevista para as 21h30. A duração total da iniciativa é de cerca de três horas.
Esta iniciativa integra um conjunto de acções promovidas pela Comunidade Local de Baldios para dar a conhecer o território e estimular a participação da população em actividades de convívio, aprendizagem e usufruto dos recursos locais. Entre outras acções previstas estão uma caminhada interpretativa de borboletas, acções de voluntariado ambiental e a recuperação de charcos para a vida selvagem.
O evento é gratuito, mas as inscrições são limitadas a 30 participantes. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados devem contactar [email protected] ou consultar as redes sociais dos Baldios de São Miguel de Poiares.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc