Home - Destaques - Oliveira do Hospital “aproxima-se” do Espaço com “Astronauta por um Dia”

Oliveira do Hospital “aproxima-se” do Espaço com “Astronauta por um Dia”

A Escola Secundária de Oliveira do Hospital promoveu, no dia 28 de Fevereiro, pelas 17h00, na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital, uma palestra dedicada à iniciativa “Astronauta por um Dia”, da Agência Espacial Portuguesa, reunindo alunos, professores e membros da comunidade. O principal objectivo do encontro passou por dar a conhecer o projecto “Astronauta por um Dia”, que proporciona a jovens entre os 14 e os 18 anos a experiência de um voo em gravidade zero, bem como aproximar o público, de diferentes idades, das áreas ligadas ao sector espacial, científico e astronómico.

A sessão foi dinamizada por alunos do estabelecimento de ensino, com destaque para Beatriz Borges e Simão Tavares, embaixadores da edição de 2025 da Agência Espacial Portuguesa. Participou ainda Sara Marques, antiga aluna do agrupamento e embaixadora da edição de 2023.

Durante a palestra, os alunos partilharam as suas experiências pessoais enquanto embaixadores, incentivando os presentes a envolverem-se em actividades relacionadas com a ciência e a astronomia.

Em paralelo, foi organizada uma mini-exposição no átrio da Casa da Cultura, com a colaboração do Clube de Astronomia da Escola Secundária de Oliveira do Hospital e da Associação de Astronomia do Alva. A mostra incluiu fotografias, telescópios e explicações asseguradas pelo professor Paulo Inácio, fundador do clube e membro da associação, e por Paulo Sérgio, também ligado à organização.

O Clube de Rádio do agrupamento esteve igualmente envolvido na iniciativa. Andreia Santos, Assitan Mangara e Afonso Dias conduziram a abertura e o encerramento do evento, enquanto Bernardo Dias e Leonor Monteiro, aluna de multimédia, asseguraram o registo fotográfico. A actividade contou ainda com o apoio dos professores Ana Mendonça e Basílio Torres, responsáveis pelo Clube de Rádio, e com a colaboração da Casa da Cultura.

Apesar de constrangimentos que impediram a presença de representantes da Agência Espacial Portuguesa, a organização considera que a sessão cumpriu os objectivos, promovendo o interesse pela ciência e pelo espaço junto dos jovens e da comunidade local.

LEIA TAMBÉM

Capela de Sant’Ana e a Igreja Moçárabe de Lourosa também foram assaltadas na madrugada de quinta-feira

A Capela de Sant’Ana, na cidade de Oliveira do Hospital, e a Igreja Moçárabe de …

Cinco mortos registados na operação "Todos os Santos"

GNR realiza operação de fiscalização em larga escala no concelho de Oliveira do Hospital

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar várias acções de fiscalização no concelho de …