O concelho de Oliveira do Hospital voltou a escapar ao desconfinamento e permanece na lista de 12 concelhos, do qual saiu Tábua, que se encontram em “Alerta”. Já Arganil e Lamego não tiveram a mesma sorte e regrediram para as regras de 19 de Abril. “Por terem um nível de incidência elevado”, justificou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Carregal do Sal, por seu lado, acompanha Cabeceiras de Basto e Paredes no avanço. “Isto significa que mesmo concelhos que tinham acabado de recuar foi possível, numa semana, recuperar”, assinalou a ministra.
Há ainda, frisou, sete concelhos que estavam e se mantêm em alerta, cinco que “passam a estar em situação de alerta” e 14 que deixam de estar nestas condições. “Temos mais concelhos a sair do nível acima de 120 [casos por 100 mil habitantes] do que a entrar”.
Os 11 concelhos, além de Oliveira do Hospital, que ficam em alerta: Albufeira, Alvaiázere, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Torres Vedras, Vale de Cambra, Vila Nova de Poiares e Odemira. “Temos uma larga maioria do país com regras comuns e apenas em alguns concelhos regras anteriores”, resumiu Mariana Vieira da Silva.
Medidas de 19 de Abril a aplicar a Arganil e Lamego:
- Permite-se a abertura de:
- Todas as lojas e centros comerciais;
- Restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados;
- Cinemas, teatros, auditórios, salas de espectáculos;
- Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.
- Autoriza-se a prática de:
- Modalidades desportivas de médio risco;
- Actividade física ao ar livre até 6 pessoas;
- Realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²);
- Casamentos e baptizados com 25% de lotação.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
