Documentário sobre resistência e renascimento após os incêndios florestais recebe Prémio Panorama Regional.
O filme “Paathkatha”, de Nishtha Jain, venceu o grande prémio da 29.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorreu em Seia. Numa edição dedicada à temática de “filmes que mudam o mundo”, “Paathkatha” arrecadou o Grande Prémio Ambiente, anunciou a Câmara Municipal de Seia.
É um documentário indiano que “aborda a indústria da juta na qual milhões de pessoas em Bengala ganhavam a vida no seu apogeu e que pouco mudou desde a revolução industrial. O apoio estatal manteve viva esta alternativa sustentável ao plástico, mas o futuro afigura-se sombrio”, explica a organização, sublinhando que nesta edição passaram pelas salas do festival mais de 3500 espectadores.
O Prémio Curta e Média Metragem Internacional foi entregue a “68.415″, de Antonella Sabatino e Stefano Blasi, um filme que retracta “um mundo sem alimentos e com cada vez mais plástico, onde a Clínica Zigle testa um novo método de reeducação alimentar, cobiçado por muitos, mas concedido a poucos”.
“A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, conquistou o Prémio Camacho Costa. É um documentário sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia que destaca o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração ilegal no território, em Junho de 2022, ao lado do jornalista britânico Dom Phillips. O filme preserva um dos últimos registos em vida do investigador e activista.
O Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa foi atribuído a “Esta É Uma História Sobre Água”, de Kathleen Harris e Samuel Viana. A obra explora os impactos da agricultura industrial e de um clima em mudança numa comunidade rural no sudoeste de Portugal, onde multinacionais cultivam bagas destinadas a supermercados no Reino Unido e na Europa.
“Fire Resistant”, de André Rodrigues, recebeu o Prémio Panorama Regional, um documentário que mostra histórias de resistência e renascimento após os incêndios florestais.
A organização destaca ainda o vencedor do Prémio da Juventude Longa-Metragem Internacional, o filme “Le Règne Animal”, exibido no Festival de Cannes em 2023.
O presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, realça que o “CineEco se reafirma como uma referência cultural incontornável do panorama cinéfilo, que faz de Seia um importante polo difusor e promotor dos valores ambientais”.
O autarca salienta “a cada vez maior notoriedade do evento, os seus reconhecidos padrões de qualidade e os resultados obtidos constituem, sem dúvida, um estímulo redobrado para continuarmos a promover a cultura e a reflexão sobre os desafios ambientais.”
Organizado pelo município de Seia ininterruptamente desde 1995, o CineEco tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. O CineEco é ainda membro fundador e faz parte da direcção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental, com sede em Innsbruck, na Áustria.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc