Home - Últimas - Penacova e Vila Nova de Poiares entre os seis concelhos do distrito de Coimbra sensíveis a inundações

Penacova e Vila Nova de Poiares entre os seis concelhos do distrito de Coimbra sensíveis a inundações

O distrito de Coimbra tem seis concelhos (Coimbra, Figueira da Foz, Penacova, Vila Nova de Poiares, Soure e Montemor-o-Velho) que são sensíveis a inundações segundo as “Cartas de zonas inundáveis e cartas de riscos de inundações na região hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis”. A APA perspectiva que, nos  próximos 20 anos, haja 156 km/2 de área, distribuída pelos seis concelhos, que será atingida por inundações. O alerta é divulgado pelo diário As Beiras, numa altura em que  se  aproxima de Portugal uma Gota fria ou DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis.

Este alerta, na rede social Linkedin é do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, chama a  atenção para  a  necessidade de se adoptarem medidas para que se mitiguem os efeitos de uma possível inundação nas 63 Áreas de Risco Potencial Significativo de Inundações.  A preocupação de José Pimenta Machado tem por base os recentes acontecimentos na cidade de Valência que foi afectada por fortes cheias e inundações que provocaram mais de 220 mortes e 50 desaparecidos.

No mesmo documento é clarificado que, caso essa área seja toda inundada, serão afectadas 4.884 pessoas. O concelho de Coimbra é o que terá mais população potencialmente afectada por uma inundação, podendo acontecer a praticamente três mil pessoas. Além da população potencialmente afectada, há também edifícios intitulados como “sensíveis”, que poderão ser afectados. Nesta lógica, a ARPSI de Coimbra – Estuário do Mondego pode ver afectada, em caso de inundação, três edifícios de administração do Estado, oito edifícios de educação, um de saúde e quatro edifícios de segurança e justiça.

Há ainda o risco de quatro bombas de gasolina serem atingidas. Neste documento fornecido pela APA, há também um monumento de património mundial e dois monumentos de património nacional afectados.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …