Home - Outros Destaques - Petição pública pretende “salvar Açude da Ribeira” e retirar a estrutura já instalada no âmbito da requalificação do espaço

Petição pública pretende “salvar Açude da Ribeira” e retirar a estrutura já instalada no âmbito da requalificação do espaço

Um movimento de munícipes do concelho de Oliveira do Hospital lançou ontem uma petição pública para travar a empreitada de requalificação do Açude da Ribeira no Rio Seia, em Ervedal da Beira, que consideram “como um atentado paisagístico. O grupo designado por movimento “Vamos Salvar o Açude da Ribeira”, e que conta com figuras de todos os quadrantes políticos, incluindo o PS que governa a autarquia, tem já com o apoio de cerca de uma centena de elementos.

“Os subscritores, por considerarem que a estrutura em edificação por cima da envolvente do Açude da Ribeira, no rio Seia, atenta contra o património paisagístico e natural, pondo em causa também a fauna e a flora daquela zona, requerem que aquela estrutura seja retirada e que toda a zona envolvente do Açude da Ribeira seja recuperada e requalificada tendo, sempre em presente que todo aquele património é uno e, assim deve ser preservado”, pode ler-se na petição dirigida ao Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e Presidente do Município de Oliveira do Hospital.

A empreitada de requalificação da do Açude da Ribeira está envolta em polémica não só pelo impacto que terá na paisagem, mas também pelas consecutivas derrapagens dos prazos. O auto de consignação da empreitada foi assinado no dia 8 de Novembro entre o Município de Oliveira do Hospital e a empresa Pavisteel, Lda, e previa um prazo de 120 dias para a conclusão da obra. Mas passados mais de oito meses sobre a data limite a obra, orçada em mais de 400 mil euros, continua por concluir.

O link para a petição é o seguinte: Vamos Salvar o Açude da Ribeira : Petição Pública (peticaopublica.com)

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …