Home - Últimas - Politécnico da Guarda vence prémio de melhor poster científico com estudo sobre o Académico de Viseu

Politécnico da Guarda vence prémio de melhor poster científico com estudo sobre o Académico de Viseu

Uma equipa do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) venceu o prémio de melhor poster científico na categoria de “Treino e Performance Desportiva” no SPRINT Congress. O projecto distinguiu-se por uma investigação que avaliou, no início da época desportiva, a morfologia, a condição física e a funcionalidade dos jogadores profissionais do Académico de Viseu Futebol Clube, equipa da II Liga portuguesa.

O estudo foi desenvolvido por investigadores e alunos do Laboratório de Avaliação do Rendimento Desportivo, Exercício Físico e Saúde (LABMOV) do IPG. “Procurámos analisar eventuais diferenças entre as diversas posições dos jogadores em campo, ao nível da composição corporal, do controlo postural dinâmico e do desempenho muscular dos membros inferiores”, afirma Pedro Esteves, docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG e coordenador do projecto.

Os dados foram recolhidos com recurso a tecnologia avançada do LABMOV, incluindo dinamometria isocinética – que avalia a força muscular através do movimento articular –, plataformas de força e balanças de bioimpedância Inbody para análise da composição corporal.

“Os resultados evidenciaram diferenças relevantes entre médios e avançados, sobretudo ao nível da capacidade de produção de força dos membros inferiores”, explica Pedro Esteves. “De um ponto de vista prático, estes resultados reforçam a necessidade de desenhar programas especializados de treino, adaptados às especificidades de cada posição em campo, com vista à optimização do rendimento e à prevenção de lesões.”

Com base nesta investigação, foi elaborado um relatório técnico para o staff da equipa profissional do Académico de Viseu, com recomendações para ajustar a carga de treino e optimizar a preparação para a competição na II Liga.

O reconhecimento no SPRINT Congress resultou da apresentação do poster científico “Avaliação da massa corporal, do controlo postural dinâmico e da força muscular isocinética dos membros inferiores em futebolistas profissionais portugueses: diferenças entre posições no terreno”. A equipa do IPG premiada inclui os docentes Raúl Bartolomeu, José Teixeira, Carolina Vila-Chã e Faber Martins, bem como os estudantes João Rocha e Hélder Cruz, do curso de Licenciatura em Desporto.

A primeira edição do SPRINT Congress decorreu na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, nos dias 7 e 8 de Fevereiro, sob o tema Shaping the Future of Sports. O evento foi promovido pelo Sport Physical Activity and Health Research & Innovation Center (SPRINT), uma unidade de investigação e desenvolvimento na área das Ciências do Desporto que integra um consórcio de oito instituições de ensino.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …