O centro e o sul do país deverão ser particularmente afectados por agueiros fortes de granizo, acompanhados de trovoada, nos próximos três dias, avisou hoje a Protecção Civil, alertando para a possibilidade de fenómenos extremos de vento. Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Protecção Civil emitiu um aviso à população segundo o qual se espera aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial no Centro e Sul.
O vento vai soprar de leste e será mais intenso na faixa costeira a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas do Centro e Sul.
Face às previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias provocadas pelo transbordo de rios e ribeiras e derrocada de terras.
Há também a possibilidade de contaminação de água potável por “inertes resultantes de incêndios rurais”.
O arrastamento para as estradas de objectos soltos, ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito do vento forte pode “causar acidentes com veículos em circulação” e peões na via pública, especificou a Autoridade, em comunicado.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
