Home - Últimas - Quinta-feira temperaturas disparam até aos 38 graus
calor

Quinta-feira temperaturas disparam até aos 38 graus

Depois dos próximos dias cinzentos e de chuva em Portugal continental devido à influência de uma depressão, o estado do tempo muda na próxima quinta-feira, com uma subida da temperatura, que fará as máximas superar os 38ºC.

“Depois de um período longo de temperaturas relativamente baixas para época do ano, é expectável que a partir de dia 20, precisamente no solstício de Verão, se inicie uma subida gradual de temperatura, mais significativa a partir de dia 21 e em particular nos valores máximos, associada a uma mudança do padrão atmosférico”, sublinha o IPMA, em comunicado.

Esta semana, recorda o Instituto, “estaremos sob a influência de uma depressão com expressão em níveis altos que se aproxima de noroeste, à qual está associado tempo instável e nublado”.

A mesma “será caracterizada por ocorrência de precipitação, temporariamente intensa e acompanhada de trovoadas, em particular nas regiões Norte e Centro, e em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela entre o meio da tarde desta segunda-feira, dia 17, e o final de dia 19, quarta-feira”.

Mas, a partir de dia 20, “com o afastamento para leste da referida depressão, impor-se-á um anticiclone a nordeste dos Açores, em deslocamento gradual para leste e em crista para o Golfo da Biscaia, que em conjunto com uma depressão sobre o sul da Península Ibérica, induzirá uma corrente leste e consequente transporte gradual de massas de ar seco com características tropicais sobre Portugal continental, e que serão responsáveis pela subida dos valores das temperaturas”.

O IPMA destaca que “é expectável, com um grau de confiança elevado, que as regiões com os valores das temperaturas máximas mais elevados sejam o interior da região Sul, a Beira Baixa e o vale do Tejo, onde os valores deverão variar aproximadamente entre 36 e 38°C a partir de dia 23, existindo ainda incerteza considerável na ordem de grandeza dos correspondestes valores no litoral oeste”.

 

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …