Um relâmpago matou hoje 68 cabras, num rebanho de 320, na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, disse à Lusa o vereador com o pelouro da proteção civil municipal. Olegário Gonçalves adiantou que o alerta foi dado pelo proprietário dos animais, cerca das 15h00, adiantando que “os técnicos da proteção civil municipal deslocaram-se para o local, aguardando-se a chegada de responsáveis do Ministério da Agricultura.
O fenómeno deixou em estado de choque o pastor, que, segundo contou ao Jornal de Notícias, estava na altura “a cerca de 100 metros, a falar ao telefone com um amigo”. “Foi uma trovoada forte. Eu estava com o rebanho na serra. Tenho 320 cabras e senti dois ecos enormes de trovão, encostei-me a uma pedra e as rés, quando desando, estava a 100 metros delas, vejo um terror. Sessenta e oito cabras todas mortas, encostadas umas às outras”, contou Dário Lima, de 53 anos.
“Tenho quarenta e tal anos de serra, esta é a minha profissão, vivo disto e nunca vi, nem nunca me aconteceu tal coisa. Foi um raio, pelo que disse a Veterinária Municipal, que as matou”, acrescentou o pastor àquele jornal diário, referindo que a serra “a 500 metros do local incendiou”.
“O impressionante é que os meus animais não estão queimados. Acho que rebentaram por dentro. Estão a sangrar. As outras fugiram e tenho quatro cães, dois ainda não sei deles. Não sei se me morreram também”, relatou, confessando: “Não sei como é o raio não me caçou a mim, se eu estava ali a 100 metros. Estava a falar com um amigo de Terras de Bouro. Quando vi, fiquei tolo, cego, sem palavras. E as autoridades estão como eu, nunca viram disto”, rematou.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
