Home - Últimas - Relâmpago matou 68 cabras em Arcos de Valdevez

Relâmpago matou 68 cabras em Arcos de Valdevez

Um relâmpago matou hoje 68 cabras, num rebanho de 320, na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, disse à Lusa o vereador com o pelouro da proteção civil municipal. Olegário Gonçalves adiantou que o alerta foi dado pelo proprietário dos animais, cerca das 15h00, adiantando que “os técnicos da proteção civil municipal deslocaram-se para o local, aguardando-se a chegada de responsáveis do Ministério da Agricultura.

O fenómeno deixou em estado de choque o pastor, que, segundo contou ao Jornal de Notícias, estava na altura “a cerca de 100 metros, a falar ao telefone com um amigo”.  “Foi uma trovoada forte. Eu estava com o rebanho na serra. Tenho 320 cabras e senti dois ecos enormes de trovão, encostei-me a uma pedra e as rés, quando desando, estava a 100 metros delas, vejo um terror. Sessenta e oito cabras todas mortas, encostadas umas às outras”, contou Dário Lima, de 53 anos.

“Tenho quarenta e tal anos de serra, esta é a minha profissão, vivo disto e nunca vi, nem nunca me aconteceu tal coisa. Foi um raio, pelo que disse a Veterinária Municipal, que as matou”, acrescentou o pastor àquele jornal diário, referindo que a serra “a 500 metros do local incendiou”.

“O impressionante é que os meus animais não estão queimados. Acho que rebentaram por dentro. Estão a sangrar. As outras fugiram e tenho quatro cães, dois ainda não sei deles. Não sei se me morreram também”, relatou, confessando: “Não sei como é o raio não me caçou a mim, se eu estava ali a 100 metros. Estava a falar com um amigo de Terras de Bouro. Quando vi, fiquei tolo, cego, sem palavras. E as autoridades estão como eu, nunca viram disto”, rematou.

LEIA TAMBÉM

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil …

Rali de Portugal 2026 destaca-se em Arganil, Góis, Lousã e Mortágua a 8 de Maio

Arganil, Góis, Lousã e Mortágua concentram o foco do Rali de Portugal 2026 na sexta-feira, …