Home - Últimas - Requalificação das Escolas Sede em Nelas e Canas de Senhorim inicia em Abril de 2025 com investimento de 6,8 milhões de euros

Requalificação das Escolas Sede em Nelas e Canas de Senhorim inicia em Abril de 2025 com investimento de 6,8 milhões de euros

O município de Nelas dará início, em Abril de 2025, às obras de requalificação da Escola Secundária de Nelas e da Escola EB 2,3/S Eng.º Dionísio Augusto, localizada em Canas de Senhorim. Esta intervenção, com um investimento total de 6.880.075,31 euros, será totalmente comparticipada e terá o IVA suportado pela autarquia, representando a concretização de um anseio há muito esperado pela comunidade escolar.

As obras abrangerão a requalificação dos edifícios sede, incluindo intervenções em todos os blocos administrativos, salas de aula, polidesportivo, auditório e gabinetes de direcção. Serão realizadas melhorias nos arranjos exteriores, com especial atenção à circulação interior e à zona desportiva. Além disso, está prevista a aquisição de mobiliário escolar, equipamento didáctico, informático, de comunicação e desportivo, bem como a implementação de soluções para eficiência energética, acessibilidade, segurança e conforto da comunidade escolar.

Em resposta às novas exigências educativas e ambientais, o Município de Nelas submeteu candidaturas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas. Essas candidaturas possibilitarão uma poupança de 1,1 milhões de euros, em comparação com a candidatura não aprovada do anterior executivo municipal, evitando assim a necessidade de um empréstimo já aprovado em Assembleia Municipal.

Com estas medidas, o Município de Nelas pretende proporcionar uma melhoria significativa nas condições e no bem-estar dos alunos, do pessoal docente e não docente, dos pais e dos auxiliares das duas escolas sede do concelho. Este esforço irá impulsionar a qualidade do ensino e as condições para o sucesso educativo na região.

As intervenções visam, ainda, corrigir problemas construtivos, substituir redes e infra-estruturas existentes, e modernizar os edifícios, assegurando um ambiente de ensino adaptado às novas tecnologias de informação e comunicação.

Os valores atribuídos a cada uma das escolas sede foram definidos de acordo com as suas áreas:

  • Escola EB 2,3/S Eng.º Dionísio Augusto, Canas de Senhorim

    • Valor total de financiamento: 2.862.575,83 €
    • Empresa adjudicatária: HomeQuick, Lda
    • Prazo de execução: 15 meses
  • Escola Secundária de Nelas

    • Valor total de financiamento: 4.017.499,42 €
    • Empresa adjudicatária: Irmãos Almeida Cabral, Lda
    • Prazo de execução: 15 meses

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …