Home - Sem categoria - Sabugal recebeu primeiro parque híbrido de energia eólica e solar

Sabugal recebeu primeiro parque híbrido de energia eólica e solar

A EDP Renováveis (EDPR) anunciou esta quinta-feira a ligação à rede do seu primeiro projecto híbrido a nível global e o primeiro da Península Ibérica, no Sabugal, que combina produção de energia eólica e solar num único local.

.

“É a primeira vez que estamos a ligar, de uma forma comercial, um parque eólico a um parque solar, e é a primeira vez, na Península Ibérica, que qualquer operador está a fazer isso. E, portanto, nessa parte somos pioneiros. Fomos os primeiros a começar este caminho há cerca de quatro ou cinco anos, em que tivemos os desafios de alterar o enquadramento para que isso seja permitido”, referiu Duarte Bello, administrador executivo da empresa para a Europa e América Latina.

Durante uma visita ao local do equipamento, na Mina de Orgueirel, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, o responsável referiu que o momento é “marcante” para o grupo EDP. “É um dia muito importante, porque estamos aqui a mostrar um elemento e um sinal que vai permitir acelerar a transição energética que hoje em dia está como uma prioridade para todos os países”, justificou.

Segundo o responsável, o parque do Sabugal foi construído em 2004, inicialmente para a produção de energia eólica e, em Março de 2022, começou a ser instalada a vertente solar, com cerca de 17 mil painéis. A vertente eólica tem capacidade para produzir cerca de 11 Megawatts (MW) e a solar 9 MW de potência: “Basicamente, duplicámos a capacidade do parque com a mesma infra-estrutura de ligação à rede”.

“Eu acho que isso é o ponto que é muito importante. Hoje em dia, a ligação à rede é, provavelmente, uma das principais limitações que temos para conseguirmos acelerar a transição energética. Com este parque, nós, basicamente, conseguimos duplicar a capacidade que estamos a usar da rede”, afirmou. “Tínhamos uma capacidade mais ou menos de 25 por cento e estamos já perto dos 50 por cento quando combinamos os dois parques ao mesmo tempo. E isso é um aspecto decisivo para podermos acelerar a incorporação das [energias] renováveis na matriz energética deste país ou de qualquer país”.

O parque híbrido ocupa uma área de 13 hectares e permite abastecer “cerca de 30 mil pessoas”, o que corresponde a uma pequena cidade ou vila nacional.

Segundo o administrador executivo da EDPR para a Europa e América Latina, a incorporação das energias renováveis “é um factor decisivo para diminuir o custo da energia”. A EDPR está a construir este ano um parque idêntico nos concelhos de Penela e Ansião, nos distritos de Coimbra e de Leiria, respectivamente, e três em Espanha, mas não adiantou valores para os investimentos.

Duarte Bello referiu que o grupo, entre 2021 e 2025, vai investir “mais de 24 mil milhões de euros” em projectos de transição energética.

A central solar fotovoltaica Mina de Orgueirel foi instalada no concelho do Sabugal, junto ao Parque Eólico de Mosteiro, interligando directamente com a sua subestação, aproveitando as infra-estruturas eléctricas existentes e criando assim um complexo híbrido de produção de electricidade.

“Em conjunto, este projecto de hibridização poderá produzir 39,5 GWh/ano, o suficiente para fornecer mais de 30 mil pessoas com energia renovável durante um ano. Este complexo híbrido vai também evitar a emissão de cerca de 18 mil toneladas de CO2 anualmente”, referiu a EDPR.

A EDP “tem neste momento em estudo ou desenvolvimento mais de 1.600 MW em projectos híbridos em Portugal e Espanha nestas tecnologias, com diferentes fases de maturidade e com previsão de entrada em operação ao longo dos próximos anos”.

A empresa pretende continuar a apostar em projectos semelhantes em todas as suas geografias e está já a desenvolvê-los na América do Norte, América do Sul e em algumas outras regiões da Europa como Polónia, Itália e Grécia.

O grupo EDP foi pioneiro a nível europeu no desenvolvimento de projectos renováveis híbridos, tendo inaugurado em 2022, na Barragem do Alqueva, o maior projecto solar flutuante da Europa numa albufeira de uma central hídrica.

LEIA TAMBÉM

Termas de Sangemil iniciam época alta com aumento de visitantes

Balneário prolonga funcionamento especial até 15 de Outubro As Termas de Sangemil, localizadas na freguesia …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Mais um detido em flagrante por vender droga no “Boom Festival”

Homem de 32 anos foi apanhado a vender estupefacientes em Idanha-a-Nova. Polícia Judiciária apreendeu MDMA, …