Home - Sem categoria - Sabugal toma medidas para garantir água nas explorações pecuárias

Sabugal toma medidas para garantir água nas explorações pecuárias

A Câmara Municipal do Sabugal, no distrito da Guarda, está a tomar medidas para assegurar o fornecimento de água às explorações pecuárias que venham a ser afectadas pela seca. “Embora nós não tenhamos grandes problemas, mas tendo já a experiência de 2019, que foi um ano muito complicado, já estamos, neste momento, a tomar algumas medidas”, disse hoje presidente da autarquia do Sabugal, o social-democrata Vítor Proença.
.

O autarca lembrou que o seu concelho é “muito forte” no sector da produção pecuária e que, por isso, o município vai reactivar, sobretudo na zona da raia com Espanha, captações antigas de água para que sejam colocadas “ao serviço dos produtores pecuários para beberagem animal”. Também existe a possibilidade de o município abrir alguns furos para captação de água, “se for necessário fazer face a algumas situações mais complicadas”.

Segundo Vítor Proença, a autarquia do Sabugal vai, ainda, avançar com uma campanha de sensibilização dos habitantes do concelho para que tenham “cuidado com a utilização da água” e não cometam desperdícios. O autarca disse à Lusa que também já solicitou uma reunião ao director regional de Agricultura, que gere a barragem do Sabugal, que abastece o regadio da região da Cova da Beira e fornece água para o abastecimento público de cinco concelhos da região, para “não acontecer aquilo que aconteceu em 2019”.

Segundo o responsável, naquele ano “houve um descontrolo total no que diz respeito aos transvases para a albufeira do Meimão, o que deixou situações muito complicadas em termos de diversidade e de caudal ecológico no rio Côa”. “Logo na altura tivemos garantias, por parte do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que tem a gestão da água, que isso não voltaria a acontecer, que iria ser fixada uma cota mínima que não pusesse em causa a biodiversidade e a questão do caudal ecológico. Nesse sentido, vamos novamente insistir para que o município seja informado sempre que há transvases”, lembrou.

Como a autarquia continua sem ser informada dos transvases, Vítor Proença tenciona reunir com o director regional de Agricultura e com o vice-presidente da APA, para que haja “uma gestão mais eficaz da água, coisa que neste momento não acontece”.

LEIA TAMBÉM

Termas de Sangemil iniciam época alta com aumento de visitantes

Balneário prolonga funcionamento especial até 15 de Outubro As Termas de Sangemil, localizadas na freguesia …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Mais um detido em flagrante por vender droga no “Boom Festival”

Homem de 32 anos foi apanhado a vender estupefacientes em Idanha-a-Nova. Polícia Judiciária apreendeu MDMA, …