Home - Últimas - Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira celebra mais de 450 anos com jornadas de memória e cultura

Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira celebra mais de 450 anos com jornadas de memória e cultura

A Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira assinala mais de quatro séculos e meio de história com jornadas comemorativas que se realizam nos dias 21 e 22 de Novembro, combinando momentos de reflexão espiritual e de divulgação do património e da memória da instituição. A iniciativa, segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira, pretende valorizar o património histórico e cultural da Misericórdia, sublinhando o papel da instituição no tecido social e religioso da vila e promovendo o conjunto arquitectónico da Igreja da Misericórdia, um marco do centro histórico.

No dia 21, sexta-feira, o programa centra-se no cuidado espiritual dos utentes, com a visita do reverendo bispo da Guarda ao Lar de S. Francisco, onde presidirá à eucaristia anual dos Irmãos da Misericórdia.

No sábado, 22 de Novembro, a instituição abre-se à comunidade para dar a conhecer os mais de 450 anos de serviço social, patrimonial e cultural. O simpósio contará com intervenções de especialistas: Maria Antónia Lopes, da Universidade de Coimbra, contextualizará a Misericórdia na construção do Estado e da Época Moderna portuguesa; Mariano Cabaço, responsável pelo Gabinete de Património Cultural da União das Misericórdias Portuguesas, apresentará o inventário do património móvel; Levi Manuel Coelho, director do Arquivo Distrital da Guarda, discorrerá sobre o depósito e inventariação do acervo histórico; Paulo Duarte de Almeida relacionará a Santa Casa com a nobreza celoricense, cruzando fontes documentais e investigações genealógicas; e Lia Nunes, técnica superior de História no município, destacará os documentos e referências mais antigas à Santa Casa.

O encerramento estará a cargo do presidente da câmara municipal, Carlos Ascensão, seguindo-se um momento musical e um porto de honra com sabores típicos de Celorico, no Solar do Queijo Serra da Estrela.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …