Home - Últimas - Serra da Estrela: 1800 novas árvores para recuperar área devastada pelos incêndios em Folgosinho

Serra da Estrela: 1800 novas árvores para recuperar área devastada pelos incêndios em Folgosinho

O Politécnico de Coimbra, em parceria com a Associação Folgonatur, os Baldios do Folgosinho, a Junta de Freguesia de Folgosinho e a Câmara Municipal de Gouveia, promove este sábado, 29 de Março, uma acção de reflorestação em Folgosinho, no concelho de Gouveia. A iniciativa, sob o mote “Juntos vamos ajudar a reflorestar a Serra da Estrela”, visa recuperar uma área fortemente afectada pelos incêndios de 2022.

A acção conta com a participação de cerca de 55 voluntários, entre estudantes, docentes e funcionários do Politécnico de Coimbra, que irão plantar aproximadamente 1800 árvores autóctones da Serra da Estrela, incluindo castanheiros, carvalhos e bétulas.

No mês em que se assinalam o Dia Internacional da Floresta e o Dia Mundial da Árvore, a iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para a adopção de comportamentos responsáveis em matéria de sustentabilidade e preservação ambiental.

A plantação insere-se no Projecto “Politécnico de Coimbra + Sustentável”, que visa a implementação de medidas estratégicas para um futuro ambientalmente sustentável, abrangendo estudantes, trabalhadores e a comunidade envolvente. A iniciativa está igualmente alinhada com a Aliança UNIgreen, uma universidade europeia focada na Agricultura Sustentável, Biotecnologia Verde e Ciências Ambientais e da Vida, da qual o Politécnico de Coimbra faz parte.

A Folgonatur, associação sem fins lucrativos criada em 2017 na sequência dos incêndios que devastaram a freguesia de Folgosinho, tem vindo a promover acções de reflorestação na Serra da Estrela, mobilizando voluntários, empresas e instituições para a recuperação da floresta.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …