A Volta a Portugal 2024 vai para a estrada entre os dias 24 de Julho e 4 de Agosto e a equipa da Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua, representante do interior, estará presente depois de na edição de 2023 ter conseguido três vitórias e de vestir durante dois dias a camisola amarela. Um resultado que este ano poderá ser difícil de repetir, mas o director desportivo da formação sediada em Mortágua, Gustavo Veloso, acredita que os seus atletas querem ter novamente protagonismo.
“A Volta este ano é mais dura do que nas edições passadas. Só existe uma chegada de sprint pura, mais duas ou três etapas que eventualmente podem chegar ao sprint, mas entre a fadiga das etapas anteriores, dias de montanha, e mesmo durante as etapas, possivelmente será um sprint seleccionado”, conta o director desportivo, adiantando que, ainda assim, a equipa pretende continuar a elevar os patrocinadores e voltar a ter protagonismo.
“O nosso objectivo será sempre dignificar os nossos patrocinadores e ser protagonistas na Volta, não só pelas vitórias, vamos tentar evidentemente vencer a segunda etapa, mas nem sempre é possível, só ganha um, e há todo um conjunto de factores que podem influenciar. Nas restantes etapas, queremos estar nas fugas e quem sabe discutir etapas”, revela o técnico, sublinhando que depois da primeira etapa poderá definir melhor os objectivos.
“Na primeira etapa, a geral já nos dará a possibilidade de analisar as restantes etapas e definir os objectivos. Vamos dia após dia, sempre com o objectivo de dar o nosso melhor, e mostrar a equipa. Este projecto vai muito além da equipa, tem a sua própria filosofia e queremos sempre continuar a crescer”, declara Gustavo Veloso.
A equipa Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua conta com sete ciclistas para discutir as dez etapas da prova: Angél Sanchéz; Gonçalo Carvalho; Bruno Silva; César Martingil; Francisco Morais; João Matias e Leangel Linarez. Os atletas irão percorrer ao todo 1540 quilómetros, começando com um prólogo em Águeda e culminando em Viseu, ao longo de 11 dias, 10 etapas, com 32 Prémios de Montanha e 27 Metas Volantes.
As etapas da Volta a Portugal 2024:
Prólogo: 24 de Julho – Águeda (5,6 km)
1ª Etapa: 25 de Julho – Anadia – Miranda do Corvo (158,2 km)
2ª Etapa: 26 de Julho – Santarém – Lisboa (164,5 km)
3ª Etapa: 27 de Julho – Crato – Covilhã (161,2 km)
4ª Etapa: 28 de Julho – Sabugal – Guarda (164,5 km)
5ª Etapa: 29 de Julho – Penedono – Bragança (176,8 km)
6ª Etapa: 30 de Julho – Bragança – Boticas (169,1 km)
7ª Etapa: 31 de Julho – Felgueiras – Paredes (160,4 km)
8ª Etapa: 1 de Agosto – Viana do Castelo – Fafe (182,4 km)
9ª Etapa: 2 de Agosto – Maia – Mondim de Basto (170,8 km)
10ª Etapa: 3 de Agosto – Viseu (26,6 km)
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc