Home - Últimas - Temperaturas podem atingir os 40 graus no fim-de-semana
calor

Temperaturas podem atingir os 40 graus no fim-de-semana

A Sul, prevê-se o regresso das noites tropicais e o agravamento do risco de incêndio. IPMA fala em possibilidade de onda de calor a partir de sábado.

As temperaturas vão subir de forma gradual a partir de quinta-feira, podendo atingir os 40 graus Celsius em algumas regiões do território continental, sobretudo no Alentejo, confirmou a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O início da semana está a ser marcado por um tempo mais ameno, com precipitação e trovoadas em vários pontos do Norte e Centro. Esta terça-feira, 13 distritos estão sob aviso amarelo devido à instabilidade atmosférica, com ocorrência de aguaceiros, trovoadas e possibilidade de granizo.

Segundo explicou Ângela Lourenço, a mudança do estado do tempo deverá começar na quinta-feira, resultado da acção combinada de um anticiclone que se irá posicionar a norte da Península Ibérica e de um vale depressionário proveniente do Norte de África. “Esses dois centros de acção vão trazer uma massa de ar mais quente que vai afectar o continente gradualmente a partir de quinta-feira”, adiantou a meteorologista, antecipando temperaturas “elevadas, tipicamente de Verão”, com manutenção do calor até ao início da próxima semana.

Com base na informação disponível, as previsões apontam para máximas entre os 35 e os 40 graus no Alentejo, podendo ser superiores em alguns locais. Em Lisboa, os termómetros deverão subir dos 24 graus registados esta terça-feira para 33 na sexta-feira e 38 no domingo. Em Beja, a temperatura máxima de hoje é de 31 graus, mas poderá atingir os 40 no sábado.

“Esta situação meteorológica caracteriza-se por ser acompanhada de noites mais quentes. Vamos voltar a ter, sobretudo na região sul, principalmente no Algarve, as famosas noites tropicais”, sublinhou a especialista do IPMA, alertando ainda para o aumento do perigo de incêndio rural devido ao tempo mais quente, seco e pontualmente ventoso.

O IPMA admite que o episódio de calor previsto para o fim-de-semana possa configurar uma onda de calor, afectando grande parte do território nacional entre sábado e segunda-feira.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …