A Sul, prevê-se o regresso das noites tropicais e o agravamento do risco de incêndio. IPMA fala em possibilidade de onda de calor a partir de sábado.
As temperaturas vão subir de forma gradual a partir de quinta-feira, podendo atingir os 40 graus Celsius em algumas regiões do território continental, sobretudo no Alentejo, confirmou a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O início da semana está a ser marcado por um tempo mais ameno, com precipitação e trovoadas em vários pontos do Norte e Centro. Esta terça-feira, 13 distritos estão sob aviso amarelo devido à instabilidade atmosférica, com ocorrência de aguaceiros, trovoadas e possibilidade de granizo.
Segundo explicou Ângela Lourenço, a mudança do estado do tempo deverá começar na quinta-feira, resultado da acção combinada de um anticiclone que se irá posicionar a norte da Península Ibérica e de um vale depressionário proveniente do Norte de África. “Esses dois centros de acção vão trazer uma massa de ar mais quente que vai afectar o continente gradualmente a partir de quinta-feira”, adiantou a meteorologista, antecipando temperaturas “elevadas, tipicamente de Verão”, com manutenção do calor até ao início da próxima semana.
Com base na informação disponível, as previsões apontam para máximas entre os 35 e os 40 graus no Alentejo, podendo ser superiores em alguns locais. Em Lisboa, os termómetros deverão subir dos 24 graus registados esta terça-feira para 33 na sexta-feira e 38 no domingo. Em Beja, a temperatura máxima de hoje é de 31 graus, mas poderá atingir os 40 no sábado.
“Esta situação meteorológica caracteriza-se por ser acompanhada de noites mais quentes. Vamos voltar a ter, sobretudo na região sul, principalmente no Algarve, as famosas noites tropicais”, sublinhou a especialista do IPMA, alertando ainda para o aumento do perigo de incêndio rural devido ao tempo mais quente, seco e pontualmente ventoso.
O IPMA admite que o episódio de calor previsto para o fim-de-semana possa configurar uma onda de calor, afectando grande parte do território nacional entre sábado e segunda-feira.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc