O município de Tondela participou na 1.ª Conferência Europeia de Cidades de Cerâmica, promovida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades de Cerâmica, que teve lugar em Aveiro nos dias 17 e 18 de Outubro. A iniciativa decorreu integrada na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística da cidade.
Durante o encontro, o município apresentou o caso do Barro Negro de Molelos, considerado o maior núcleo de olaria negra existente em solo nacional, com sete oleiros ainda em actividade.
Além de ter dado a conhecer o estado actual desta arte ancestral, a técnica da autarquia que representou Tondela explicou as medidas adoptadas pelo município para salvaguardar este tipo de artesanato, nomeadamente a inscrição da Louça Preta de Molelos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) e a realização da Soenga, evento que recria anualmente o método tradicional de cozedura.
A conferência contou com a presença de representantes de mais de meia centena de cidades de cerâmica de Portugal, Espanha, França e Itália.
O encontro, segundo a autarquia de Tondela, contribuiu para o reforço dos laços de cooperação entre as cidades europeias com tradição cerâmica, promovendo o intercâmbio de ideias, boas práticas e projectos futuros.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc