Home - Últimas - Três milhões de euros para conservação da natureza em áreas protegidas da região Centro

Três milhões de euros para conservação da natureza em áreas protegidas da região Centro

Concurso do Centro 2030 destina-se a municípios e entidades das comissões de cogestão. Intervenções abrangem parques naturais, reservas, paisagens protegidas e geossítios.

A Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro 2030) lançou um concurso com uma dotação de três milhões de euros para apoiar acções de protecção e conservação da natureza e da biodiversidade em áreas protegidas da região Centro. As candidaturas podem ser submetidas até 30 de Setembro de 2025 e destinam-se a municípios e outras entidades que integram comissões de cogestão destes territórios classificados.

O aviso de abertura do concurso abrange intervenções em diversos parques naturais — Douro Internacional, Serra da Malcata, Serra da Estrela, Serra de Aire e Candeeiros e Tejo Internacional —, bem como nas reservas naturais das Dunas de S. Jacinto, Paul de Arzila, Berlengas e Paul do Boquilobo. Inclui ainda a Paisagem Protegida da Serra do Açor e o Monumento Natural Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas.

De acordo com a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), Isabel Damasceno, esta iniciativa responde “em primeiro lugar, a uma preocupação de preservação das áreas classificadas da região Centro”. A responsável destacou também a importância da cogestão e da valorização territorial, sublinhando que “a própria CCDR Centro tem competências nesta matéria no âmbito do processo de descentralização, pelo que é uma área de trabalho que nos compromete em termos de articulação e trabalho em rede”.

Entre os tipos de intervenção elegíveis no concurso incluem-se a recuperação e protecção de espécies e habitats, a recuperação de ecossistemas degradados, a conservação de geossítios e monumentos naturais, a prevenção de espécies exóticas invasoras, medidas de adaptação às alterações climáticas e o reforço da rede de parques e infra-estruturas verdes, com valorização de paisagens e criação de novos habitats.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …