… realizado na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. Nos três primeiros lugares ficaram grupos profissionais de Aveiro, Évora e Porto.
O grupo do concelho de Oliveira do Hospital representou o distrito no projecto promovido pela Fundação Inatel, e que na fase final reuniu os melhores grupos de cada distrito nas categorias de Etnografia, Música e Teatro: Folcloriada, Festimúsica e Teatrália.
A posição alcançada pela Tuna e Cantares da Associação Progressiva de Santo António do Alva encheu os participantes de satisfação, em especial pelo “prazer de actuarem naquela sala e pelas palavras do júri, do qual fazia parte Fernando Pereira. Ao correiodabeiraserra.com, Francisco Cruz, responsável pela secção cultural da Associação Progressiva de Santo António do Alva, considerou ainda como positivo o facto de o grupo oliveirense ter participado num evento que ficou marcado pela heterogeneidade musical dos grupos e pela participação de grupos profissionais. “Só por isso a experiência foi extremamente enriquecedora”, referiu o responsável, notando que é “bom” para o grupo ver o seu trabalho reconhecido fora do concelho, “coisa que por vezes não acontece por parte das instituições locais”.
Com oito anos de actividade e participada por 33 elementos, a Tuna e Cantares da Associação Progressiva de Santo António do Alva tem actuado por vários pontos do país e estrangeiro, contando só neste ano com um total de 32 espectáculos. Com um CD lançado, o grupo prepara-se para gravar um novo trabalho, com destaque para algumas músicas originais.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc