O chefe de gabinete do presidente do presidente da Câmara Municipal de Nelas, Borges da Silva, é um dos cinco infectados no concelho. Luís Pinheiro veio há cerca de dez dias de Espanha e, apesar do surto estar a crescer em Portugal e na Europa, regressou à Câmara e não ficou em isolamento, furando a quarentena. Participou em várias reuniões da protecção civil e está a ser alvo de várias criticas por não ter seguido os conselhos das autoridades de saúde.
O chefe de gabinete de Borges da Silva só deixou o município de Nelas na segunda-feira, quando acusou já positivo no teste. Vários os trabalhadores da autarquia estão com receio de terem sido contagiados, numa altura em que a Câmara se encontra encerrada ao público. O CBS tentou falar com o presidente da Câmara, mas não foi possível, como não foi possível ouvir Luís Pinheiro que, no entanto,prestou declarações ao jornal do Centro.
“Eu agora não sinto nada, não tenho febre, não tenho qualquer sintoma. Na passada segunda-feira estive com a minha esposa no hospital porque ela se sentia um pouco mal. Fizemos análises. Nem eu nem ela acusámos nada. No outro dia, recebi uma mensagem que dizia que me encontrava infectado sem saber muito bem a gravidade”, descreveu, ao Jornal do Centro, Luís Pinheiro que é, também, presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, assegurando que continuou a trabalhar porque é o que sabe fazer e os profissionais que estiveram em contacto com ele estão agora de quarentena.
Várias fontes, ligadas à Protecção Civil e políticas, censuram “este comportamento perigoso de quem devia ser o primeiro a dar o exemplo”. Numa página do facebook, com vários seguidores no concelho, os autores também não poupa nas criticas. “Primeiro desejar as rápidas melhoras, mas isto é inaceitável. Um político com responsabilidade, regressa de viagem e não faz isolamento, Quantas pessoas estiveram em contacto com ele? Se calhar nem ele sabe. Liguem para a saúde 24. Não deveria a publicação da Câmara Municipal de Nelas ter alertado para esta situação? Quantas pessoas na Câmara Municipal de Nelas estarão infectadas? E o Presidente, estará? Nota: aqui o que está em causa é a irresponsabilidade, não o facto de ter a doença”, remata o post que primeiro deu conta de que o autarca estava infectado.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
