A Unidade Nacional de Trânsito (UNT), através do Destacamento de Acção de Conjunto (DAC) do Porto deteve, , na madrugada de ontem, um homem de 49 anos, por estar a conduzir o camião com o tacógrafo a registar tempo de descanso. As autoridades detectaram ainda que estava instalado um sistema paralelo ao tacógrafo, altamente sofisticado, que ajudava a burlar as forças de segurança.
Este sistema, altamente sofisticado, permitia através de um simples botão, colocado no tablier, a interrupção do gerador de impulsos. Esta manipulação do tacógrafo digital possibilitou a circulação sem que o motorista fizesse o registo do tempo de condução, marcando apenas repouso, levando a uma condução contínua por longos períodos de tempo. Esta acção contraria a prática de uma condução defensiva, atentando gravemente contra a segurança rodoviária, sendo o cansaço e em concreto a sonolência, uma das causas associadas a acidentes de viação.
O veículo pesado de mercadorias ficou apreendido nas instalações da GNR e caso seguiu para o Tribunal Judicial de Oliveira do Bairro.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
