Home - Últimas - Espanha é o primeiro país europeu a superar os 400 mil infectados e há possibilidade de medidas drásticas
DVD 1016 (24-08-20) Colas para hacer pruebas PCR por el covid_19 en el centro de especialidades periferico de carabanchel, situado en la calle aguacate, Madrid. Foto: Olmo Calvo

Espanha é o primeiro país europeu a superar os 400 mil infectados e há possibilidade de medidas drásticas

A Espanha deu conta de 19.382 novas infecções desde sexta-feira, 2.060 nas últimas 24 horas, e 34 mortes somaram-se à contagem oficial. No total foram infectadas 405.437 pessoas, o que torna Espanha o primeiro país europeu a quebrar a barreira dos 400 mil casos, e 28.872 morreram desde o início da pandemia, e existe a possibilidade das autoridades tomarem medidas drásticas.

O director do Centro de Coordenação de Alertas Sanitários e Emergências, Fernando Simón, disse que Madrid deve tomar medidas “drásticas” face à aceleração da pandemia. “Foi feito um controlo da mobilidade num município específico (Tielmes) e é verdade que noutros municípios, aqueles que fazem parte da grande metrópole de Madrid, é mais difícil aplicar estas medidas. Mas se a incidência continuar a aumentar terão de ser tomadas medidas drásticas. Não sei se é um confinamento ou se tem de ser outro tipo de modalidade relacionada com a mobilidade das pessoas sem restringir a mobilidade perimetral”, frisou.Simón espera também que a utilização generalizada de máscaras em Espanha reduza o número de casos de gripe neste Outono.

O Ministro da Justiça da Comunidade de Madrid, Enrique López, pediu na segunda-feira aos cidadãos que evitassem “interacções sociais desnecessárias”, enquanto na Catalunha, o Presidente da Generalitat, Quim Torra, anunciou novas restrições para impedir o aumento dos casos.

Entretanto, a União Europeia chegou a um acordo com a empresa farmacêutica Moderna para o fornecimento de 80 milhões de doses da vacina contra o coronavírus que a empresa americana está actualmente a desenvolver. A pandemia já ultrapassa 23,5 milhões de infecções e 810 mil mortes em todo o mundo, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Foto: El Pais

 

LEIA TAMBÉM

Vereador do PS assegura maioria ao PSD na Câmara de Nelas e concelhia retira-lhe confiança política

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, alcançou um entendimento com o vereador …

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil …