Guarda e Viseu estão entre os distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. IPMA alerta para risco elevado em várias regiões do interior e Algarve.
Mais de 80 concelhos de dez distritos de Portugal continental encontram-se esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio rural, num cenário de tempo seco e temperaturas próximas dos 40 graus Celsius. Os distritos de Coimbra, Guarda e Viseu estão entre os que permanecem sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro são os distritos com concelhos em risco máximo de incêndio, num dia em que o calor extremo se faz sentir sobretudo no interior norte e centro, bem como no Algarve.
Évora e Beja deverão atingir os 40 graus, enquanto em Castelo Branco e Bragança a previsão aponta para máximas de 39 graus. No nordeste transmontano e na Beira Alta, o IPMA antecipa uma pequena subida da temperatura máxima. No litoral oeste, regista-se uma ligeira descida, mantendo-se o céu geralmente limpo, com aumento de nebulosidade no final do dia.
O aviso amarelo, em vigor até às 21h, aplica-se aos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Este nível de alerta indica uma “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.
O índice de perigo de incêndio, definido pelo IPMA, baseia-se em factores como a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação nas últimas 24 horas, variando entre reduzido e máximo.
As temperaturas mínimas previstas para hoje variam entre os 14 graus (Leiria) e os 22 graus (Faro), com as máximas a oscilar entre os 25 (Aveiro) e os 40 graus (Évora e Beja).
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
