A Associação de Basquetebol da Guarda (ABG) completou 33 anos de existência e anunciou ontem o lançamento do projecto “Minibasquete vai à escola” que, segundo os responsáveis daquela associação, visa dinamizar o desporto e atrair os mais jovens para a prática do basquetebol. A iniciativa conta já com o acordo de alguns Agrupamentos de Escolas do distrito.
“Este plano tem como principal objectivo dar a conhecer a modalidade nas escolas de primeiro ciclo do distrito da Guarda, proporcionando acções de experimentação do basquetebol aos mais novos através de um ambiente saudável e divertido”, referem promotores da iniciativa . “Através destas actividades, a ABG pretende motivar as crianças para a prática de basquetebol, aumentando desta forma o número de praticantes no distrito e possibilitando a criação de novos clubes, que levará ao aumento do número de patrocinadores e parceiros”, diz o presidente da AB Guarda.
“Apesar de reconhecer que não é fácil as crianças terem contacto com a modalidade, acredito que, depois desta primeira abordagem, a maioria irá ser praticante”, sublinhou Tiago Nascimento, esclarecendo que o “Minibasquete vai à escola” é exclusivo para as instituições de ensino do primeiro ciclo, o que irá permitir acompanhar o desenvolvimento das crianças. “No distrito da Guarda a maior dificuldade prende-se com a baixa densidade populacional. Este projecto que visa, por isso, ajudar os clubes a superar as dificuldades de recrutamento, levando os alunos a experimentar o basquetebol e, se assim o pretenderem, serem encaminhados para as bases dos clubes mais próximos”, concluiu. O Director Técnico Regional (DTR), Luís Silva, reforçou as palavras do presidente da AGB, sublinhando que as acções de dinamização vão decorrer paralelamente junto dos clubes.
O projecto divide-se em duas fases. A primeira em concelhos com colectividades com a prática de basquetebol e a segunda em concelhos sem clubes com a modalidade. Nos concelhos com clubes, haverá uma promoção da modalidade e captação de novos atletas nas escolas. “Pretende-se assim percorrer numa primeira instância, todas as escolas do 1º ciclo do distrito da Guarda, cujos concelhos tenham equipas de basquetebol formadas”, referiu o Luís Silva, adiantando que numa segunda fase o projecto vai percorrer concelhos sem clubes, no sentido de promoção da modalidade e de captação de atletas para formar clubes. “Pretende-se nesta fase percorrer todas as escolas do 1º ciclo do distrito da Guarda, cujos concelhos não têm clubes federados”, concluiu.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
