Home - Últimas - Acidente fictício de autocarro na Serra da Estrela colocou à prova PMEPC de Seia

Acidente fictício de autocarro na Serra da Estrela colocou à prova PMEPC de Seia

Um cenário fictício de acidente na única via rodoviária, na vertente oeste, de acesso ao planalto superior da serra da Estrela, envolvendo um veículo de transporte colectivo (autocarro), testou a resposta a um acidente grave de viação com 30 vítimas. O exercício, organizado em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, foi desenvolvido na modalidade LIVEX (Live Exercise) nas proximidades da Lagoa Comprida e integrou incidentes de diferentes naturezas e complexidades. O objectivo passou por testar o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil (PMEPC) de Seia.

A simulação à escala real teve início pelas 13h30 e o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Seia foi desactivado pelas 17h01. Esse momento marcou também a desmobilização de todos os meios envolvidos. O exercício tinha testado à escala real (LIVEX) a resposta do plano de emergência em caso de acidente de viação grave, envolvendo o despiste de um transporte colectivo na EN339, junto do Covão Curral, próximo da Lagoa Comprida.

A ocorrência originou 20 vítimas com ferimentos graves, que foram encaminhadas para os Hospitais de Guarda, Viseu, Covilhã e Coimbra, duas vítimas mortais e oito vítimas com ferimentos ligeiros. Desencadeou, ainda, uma situação de desaparecimento, um marroquino de ascendência portuguesa. A vítima foi encontrada apenas com ferimentos ligeiros, dispensando cuidados hospitalares.

Além da organização, estiveram envolvidos cooperantes do território, como os Corpos de Bombeiros de Loriga, São Romão e Seia, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Guarda Nacional Republicana (GNR), incluindo a Unidade Especial de Protecção e Socorro, EDP – Produção, Infra-estruturas de Portugal (IP) e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …