Um cenário fictício de acidente na única via rodoviária, na vertente oeste, de acesso ao planalto superior da serra da Estrela, envolvendo um veículo de transporte colectivo (autocarro), testou a resposta a um
acidente grave de viação com 30 vítimas. O exercício, organizado em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, foi desenvolvido na modalidade LIVEX (Live Exercise) nas proximidades da Lagoa Comprida e integrou incidentes de diferentes naturezas e complexidades. O objectivo passou por testar o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil (PMEPC) de Seia.
A simulação à escala real teve início pelas 13h30 e o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Seia foi desactivado pelas 17h01. Esse momento marcou também a desmobilização de todos os meios envolvidos. O exercício tinha testado à escala real (LIVEX) a resposta do plano de emergência em caso de acidente de viação grave, envolvendo o despiste de um transporte colectivo na EN339, junto do Covão Curral, próximo da Lagoa Comprida.
A ocorrência originou 20 vítimas com ferimentos graves, que foram encaminhadas para os Hospitais de Guarda, Viseu, Covilhã e Coimbra, duas vítimas mortais e oito vítimas com ferimentos ligeiros. Desencadeou, ainda, uma situação de desaparecimento, um marroquino de ascendência portuguesa. A vítima foi encontrada apenas com ferimentos ligeiros, dispensando cuidados hospitalares.
Além da organização, estiveram envolvidos cooperantes do território, como os Corpos de Bombeiros de Loriga, São Romão e Seia, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Guarda Nacional Republicana (GNR), incluindo a Unidade Especial de Protecção e Socorro, EDP – Produção, Infra-estruturas de Portugal (IP) e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
