Estamos a rever o “Calimero” – aquele pintinho negro dos desenhos animados já antigos que trazia sempre metade da casca de ovo em cima da cabecita – e que se queixava bastante da vida que lhe desenhavam nos bonecos com os seus característicos lamentos como aquele do “é uma injustiça !”. Era uma fatalidade que o perseguia e que “Calimero” tinha de suportar, na sua tenra idade e (aparente) ingenuidade.
Sem nos preocuparmos muito com efeitos “colaterais” da nossa analogia, que o atual Presidente da Câmara já não é ingénuo, e esperamos que também não seja um autarca “infeliz”, neste seu mandato autárquico, está ele a remeter-nos para esse contexto “Calimeriano”, vamos dizer assim. Consigo até imaginar a sua éfigie com metade de uma casca de ovo na cabeça e com uma legenda por baixo, assim:- “situação na Câmara é uma injustiça !”… E coloco-o numa posição de lamento, o que também não é bem o seu estilo. Mas faço isso apenas para “reinar” a adivinhar um bocado, entenda-se…
Comecemos pelo início :
– Quando o anterior Presidente (PS) da Câmara iniciou o seu primeiro mandato no final de 2009 – em que houve uma mudança partidária na governação do nosso Município que passou de maioria PSD para maioria PS – veio ele “herdar”, para o “seu” novo Executivo, uma situação de facto desafogada nas finanças da Câmara. Recordemos até uma certa intervenção do ex-Presidente PSD, entretanto feito vereador (2009), em que este aborda sem contestação (Acta da Câmara n 17 /2013, de 6 de Agosto de 2013) essa particular situação. Refere então os 2 milhões de euros de um empréstimo anterior e que ainda estavam disponíveis para a Câmara investir, a juntar a mais de 1 milhão e 500 mil euros “em caixa” provenientes de reembolsos (majorados) de pagamentos de algumas Obras Municipais executadas e já pagas durante o anterior mandato PSD. Por exemplo, da obra de requalificação do Largo Ribeiro do Amaral (incluindo o estacionamento subterrâneo) e da Obra de requalificação da Estrada entre Lagares da Beira e Meruge. Portanto, a soma disponibilizada atingiu mais de 3 milhões e 500 mil euros, assim “de bandeja”, para o primeiro mandato (2009 – 2013) desse Presidente pelo PS. Nada mau!…
– Ora, tanto quanto julgamos saber, ao iniciar o seu actual Mandato, em Outubro de 2021, o agora Presidente da Câmara não foi assim contemplado com “bónus” financeiros idênticos. – “É uma injustiça ! “- poderá ele dizer.
Atrasos e mais atrasos nas principais Obras Municipais – eis uma caraterística de mandatos!
Mas há ainda pior. Neste mandato autárquico houve pesados “cortes” nas transferências do Orçamento do Estado para as Autarquias enquanto caíam novas competências à responsabilidade da Câmara… E, a pretextos vários, aumentaram especulativamente os custos camarários com combustíveis, energia eléctrica e materiais de construção, logo aumentaram mesmo muito as despesas da Câmara , as “despesas correntes” e as de “capital”. Bom, aqui não vamos repetir o “é uma injustiça!” porque este mandato do actual Presidente “apanha porrada” (financeira e legislativa) a cargo da maioria governamental do PS, enquanto que seus fieis militantes – como o é o actual Presidente da Câmara – não protestam pelo menos publicamente como seria bom fazerem…
Entretanto, eis o “caldo de cultura” propício a este calamitoso estado com os enormes atrasos nas principais Obras Municipais. “É uma injustiça !” – como diria Calimero…
A “coisa” está má…mas, com uns “truques”, pode melhorar muito até finais de 2025…
Falta mais de dois anos até às próximas Eleições Autárquicas em 2025. Dois aninhos em que pode mudar a (má) situação do actual mandato e deste Executivo Municipal PS. Aliás, pensamos mesmo que uma tal “mudança” (em casa) já está a ser planeada, preparada, para o PS vir a tomar partido pré-eleitoral, precisamente, de alguns desses atrasos nas Obras, agora tão criticáveis…
Apesar das dificuldades actuais, apesar desta manifesta “falta de pulso” na gestão municipal, é previsível que até final do terceiro trimestre de 2025 – daqui a mais de dois anos – algumas destas Obras Municipais tão atrasadas sejam finalmente terminadas e inauguradas, incluindo o projeto, já (bem) caraterizado como “faraónico”, da construção do (megalómano) “Campus Educativo” para os Ensinos (ex)pré-primário e (ex)primário… A seguir, e mesmo durante a próxima campanha eleitoral autárquica, lá virá o actual Presidente da Câmara e provável candidato PS a novo mandato, e seus seguidores, de forma antidemocrática, aliás à semelhança do que fez o anterior Presidente em 2021, a promover uma “visita guiada” a tais Obras e a propagandear os “milhões” de euros que por lá andaram a ser gastos…
O costume… que, afinal, o Presidente da Câmara actual pode passar de “Calimero” a “Raposa Matreira”…
E o nosso bom Povo é bem capaz de lhe corresponder, animado por uns “porcos no espeto”, e por umas cantorias proporcionadas por certo(s) artista(s) do regime e pelo regime PS largamente privilegiado(s)…
Que, se o actual Presidente da Câmara não é ingénuo, nós também o não somos ! Mas o Povo é… Haja Deus !
Junho de 2023
Autor: João Dinis, Jano
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

