Home - Opinião - Administrador da Minas De Cassiterite Sobreda veio cantar como a sereia…na AM de Tábua. Autor: João Dinis

Administrador da Minas De Cassiterite Sobreda veio cantar como a sereia…na AM de Tábua. Autor: João Dinis

Nesta Assembleia Municipal de Tábua põem a falar apenas o interessado na mineração…. O administrador da Minas De Cassiterite Sobreda, Luís Vieira. Porquê afinal?

E, claro, este veio cantar como a sereia para adormecer quem o ouvir. Não vamos aqui contraditar passo a passo a “estória” que o homem veio contar na sessão.  Afinal, ele esteve no papel dele enquanto directamente interessado no assunto da mineração na concessão, chamada de “Vale de Gaios”, requerida pela empresa da qual é administrador e provavelmente também será um dos donos. Para ele tratou-se de vir defender os seus interesses.

Porém, do lado do interesse público que é suposto ser defendido por Câmara e Assembleia Municipal de Tábua, o mais estranho é não ter sido convidado a intervir algum representante do movimento cívico que vem alertando, em Tábua, para as previsíveis más consequências ambientais e mesmo sociais deste tipo de explorações mineiras a céu aberto.  Sim, é estranha e muito criticável esta deliberada omissão da Presidência da Assembleia Municipal e também da Presidência da Câmara de Tábua!  Acontece até que representantes desse movimento cívico, local, até já foram a uma sessão de Câmara expor os seus pontos de vista…

Então, teria sido no mínimo curial, e democrático, também terem sido convidados a falar nesta Assembleia Municipal.

Esta discriminização antidemocrática torna legítimo questionar acerca da razão pela qual foi cometida… E não basta dizermos que houve má vontade que este “negócio” da eventual, mas indesejável mineração valerá muito dinheiro e a empresa candidata à concessão poderá até estar disposta a certos e inconfessáveis “investimentos” para obter o direito à prospecção e posterior extracção dos minérios de que anda “à caça” por aqui…se é que nos fazemos entender…

Mas ainda agora a procissão vai no adro pelo que vale a pena continuar a contestar o processo em curso!

Vamos a isso!

 

 

Autor: João Dinis, Jano

 

(Morador a uns seis quilómetros dos enormes buracões que a mesma empresa continua a abrir em Sobreda – Seixo da Beira)

LEIA TAMBÉM

Também nas tempestades – “Mais vale prevenir que remediar!” … Autor: João Dinis, Jano  

A experiência e a sabedoria populares ensinam este postulado que é válido tanto para fogos …

“Crónicas de Lisboa”: Quando a Natureza Se Zanga. Autor: Serafim Marques

“….o vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes donde …