Home - Desporto - AF da Guarda acolheu torneio para ajudar a promover o futebol feminino

AF da Guarda acolheu torneio para ajudar a promover o futebol feminino

O Estádio do Picoto, em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, acolheu a Faze Zonal do Torneio Interassociações sub-14 de futebol feminino, uma prova organizada pela AF da Guarda, com a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O evento, além dos jogos entre as selecções das associações da Guarda, Braga e Bragança, contou com algumas palestras sobre futebol feminino que decorreram no hotel Quinta dos Cedros, em Celorico da Beira, local onde ficaram alojadas as três equipas participantes.

O evento acabou por ser afectado pela muita chuva que se fez sentir nos últimos dias e pelos resultados da selecção do distrito da Guarda que conseguiu um nulo contra a formação de Bragança e acabou goleada (9-0) por Braga. As jovens bracarenses também não sentiram dificuldades em vencer, por 6-0, as transmontanas. “Não correu muito bem devido ao tempo, mas ainda assim serviu para atrair muitas pessoas ao nosso território e promover o futebol feminino, este um dos nossos grandes objectivos”, explicou ao CBS o presidente da AF da Guarda.

“Posso também dizer-lhe que, nesse plano de promoção, vamos acolher brevemente, embora ainda não esteja decidido o dia e o local, dois jogos de futsal feminino entre a selecção nacional e Espanha”, sublinha Amadeu Poço, referindo que a AF Guarda está a realizar demonstrações nas escolas primárias para promover o futebol feminino entre as crianças. “Temos contado com o apoio da FPF nesta iniciativa, porque esta é uma forma de atrair novas atletas e temos de ter em consideração que apenas seis por cento das raparigas pratica futebol”, conclui.

Um dos elementos que falou com as jovens aspirantes a estrelas do futebol foi o seleccionador nacional da selecção sub-19 feminina, Carlos Sacadura, que, durante a palestra intitulada “Vamos Jogar”, apelou às atletas para que “não abdiquem de sonhar”. Durante a sessão estiveram presentes as atletas das três Associações de Futebol: Guarda, Bragança e Braga. “Não se esqueçam ‘Acreditem! Nunca deixem de acreditar!’”, rematou.

 

LEIA TAMBÉM

Ministra do Ambiente ordenou lançamento do concurso para a construção da barragem de Girabolhos

A ministra do Ambiente e Energia Maria da Graça Carvalho determinou hoje o lançamento do …

Serviço de Ortopedia da ULS da Guarda retoma actividade cirúrgica em Seia após mais de uma década

O Serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda retomou a actividade …