Home - Desporto - AF da Guarda acolheu torneio para ajudar a promover o futebol feminino

AF da Guarda acolheu torneio para ajudar a promover o futebol feminino

O Estádio do Picoto, em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, acolheu a Faze Zonal do Torneio Interassociações sub-14 de futebol feminino, uma prova organizada pela AF da Guarda, com a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O evento, além dos jogos entre as selecções das associações da Guarda, Braga e Bragança, contou com algumas palestras sobre futebol feminino que decorreram no hotel Quinta dos Cedros, em Celorico da Beira, local onde ficaram alojadas as três equipas participantes.

O evento acabou por ser afectado pela muita chuva que se fez sentir nos últimos dias e pelos resultados da selecção do distrito da Guarda que conseguiu um nulo contra a formação de Bragança e acabou goleada (9-0) por Braga. As jovens bracarenses também não sentiram dificuldades em vencer, por 6-0, as transmontanas. “Não correu muito bem devido ao tempo, mas ainda assim serviu para atrair muitas pessoas ao nosso território e promover o futebol feminino, este um dos nossos grandes objectivos”, explicou ao CBS o presidente da AF da Guarda.

“Posso também dizer-lhe que, nesse plano de promoção, vamos acolher brevemente, embora ainda não esteja decidido o dia e o local, dois jogos de futsal feminino entre a selecção nacional e Espanha”, sublinha Amadeu Poço, referindo que a AF Guarda está a realizar demonstrações nas escolas primárias para promover o futebol feminino entre as crianças. “Temos contado com o apoio da FPF nesta iniciativa, porque esta é uma forma de atrair novas atletas e temos de ter em consideração que apenas seis por cento das raparigas pratica futebol”, conclui.

Um dos elementos que falou com as jovens aspirantes a estrelas do futebol foi o seleccionador nacional da selecção sub-19 feminina, Carlos Sacadura, que, durante a palestra intitulada “Vamos Jogar”, apelou às atletas para que “não abdiquem de sonhar”. Durante a sessão estiveram presentes as atletas das três Associações de Futebol: Guarda, Bragança e Braga. “Não se esqueçam ‘Acreditem! Nunca deixem de acreditar!’”, rematou.

 

LEIA TAMBÉM

Homem condenado por abandono de cão na Barragem do Caldeirão

Um homem de 41 anos foi condenado pelo crime de abandono de animal de companhia, …

Águas Públicas da Serra da Estrela reforça vigilância face a tempestades e garante qualidade e segurança no abastecimento

A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) anunciou em comunicado que reforçou a sua …