Home - Outros Destaques - Alvoco celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

Alvoco celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

“Alvoco sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos realizar queremos celebrar este sentimento de Liberdade e assinalar os seus 50 anos onde a nossa Freguesia (também) sempre fez por ser um porta estandarte dos valores democráticos pluralistas”. É assim que começa uma nota da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, na qual dá a conhecer os eventos que se prepara para organizar para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.

“Este é mais um evento que pretender valorizar os agentes locais, reavivando a memória e celebrando a democracia. Alvoco das Várzeas sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos realizar queremos celebrar este sentimento de Liberdade e assinalar os seus 50 anos onde a nossa Freguesia (também) sempre fez por ser um porta-estandarte dos valores democráticos pluralistas. Serão quatro dias onde, além das surpresas, poderemos encontrar na nossa Freguesia um bastião destas celebrações que decorrem a nível nacional”, explica a presidente da autarquia, Cátia Alves.

Entre os dias os dias 25 a 28 de Abril,  a localidade terá, de forma permanente, no Espaço Coworking de Alvoco das Várzeas uma instalação sonora, em parceria com o projecto “Sons de Alvoco” do paisagista sonoro Luís Antero sobre relatos e memórias de cinco alvocences – “a referir o Sr. Luis Calado, o Sr. José Pimentel, o Sr. Antero Gonçalves, o Sr. Agostinho Marques (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas) e o Dr. José Augusto dos Santos (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas) sobre os acontecimentos, pela sua lente e voz, do dia 25 de Abril de 74`”. Alvoco das Várzeas terá também nesses uma exposição fotográfica realizada pelo Alvoco a Recordar sobre a temática envolvente à instalação sonora.

“Teremos também exposto, cedido pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, a exposição “Cartazes da Revolução”. Encerraremos as celebrações, no dia 28 de Abril pelas 15h30, com mais uma Conferência do INteriorizar sob o título: 50 anos de Abril. As vozes de um território livre e democrata onde contaremos com um painel inter-geracional. De um lado estará Pedro Miguel Coelho (jornalista e gestor das redes sociais do Jornal “Expresso”) e do outro José Augusto (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas). A moderação ficará, mais uma vez, a cargo do jovem autarca e secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, João Miguel Pais. “Será mais um evento, neste caso uma panóplia de eventos, que promovemos em parceria com as associações locais. Quisemos criar a simbiose entre a inovação, a tradição e a história e envolvemos tudo num resultado que se espera ser sinestésico para quem passar pelo nosso Espaço Coworking. Certamente serão dias onde Alvoco das Várzeas estará novamente no mapa”, conta o Secretário da Junta de Freguesia, João Miguel Pais.

LEIA TAMBÉM

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …