Home - Região - Freguesias - Alvôco de Várzeas vence luta pela TDT

Alvôco de Várzeas vence luta pela TDT

 

Ao fim de longos meses de luta, o resultado revelou-se positivo para a freguesia de Alvôco de Várezas e localidades limítrofes. A freguesia que até ao final da última semana tinha zero por cento de cobertura TDT já receciona sinal digital de televisão em boas condições.

Tal decorre da cedência por parte da Portugal Telecom que, nos últimos meses, foi por várias vezes confrontada com a insatisfação da população que teve no presidente da Junta de Freguesia, Agostinho Marques, o principal rosto.

Numa luta em que contou com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e de um grupo de trabalhadores da RTP, do qual faz parte o alvocense Fernando Andrade, o autarca de Alvôco de Várzeas levou longe a sua reivindicação em defesa de direitos iguais para a sua população, maioritariamente idosa e que encontra na televisão, a sua principal companhia.

Uma batalha que leva largos meses e que só chega a ser ganha quando falta menos de uma semana para a apagão analógico e que acontecerá já na próxima quinta-feira, 26 de abril.

“Dou por bem empregue todo o esforço e tempo que gastei com este processo”, refere o presidente da Junta de Freguesia de Alvôco de Várzeas ao correiodabeiraserra.com, tendo porém a lamentar toda a resistência que foi sempre demonstrada pelos responsáveis da Portugal Telecom e, que fez com que muitos alvocenses acorressem à subscrição de canais por cabo.

“Ainda pedi à população para ter calma, mas as pessoas tinham medo de ficar sem televisão”, contou Agostinho Marques a este diário digital.

O sinal digital terrestre chegou à freguesia no final da última semana e por esta altura chega em perfeitas condições às televisões da freguesia preparadas para o receber.

“Os técnicos da PT instalaram o novo transmissor na sexta-feira e no sábado fizeram as medições e verificaram que há boa receção do sinal”, contou Agostinho Marques, referindo que o novo aparelho vai servir a freguesia e algumas localidades limítrofes.

Segundo explicou, a substituição da velha aparelhagem de transmissão sinal analógico pela de sinal digital não teve quaisquer custos para a junta de freguesia e garante que, uma vez colocada, não mais sairá de Alvôco de Várzeas. “Não queremos nada que não tenhamos direito. Só queremos as oportunidades que são dadas a todos os portugueses”, sublinha o presidente de Junta que tem noção que a TDT continua a ser um problema em vários pontos do concelho.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …