A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje que para amanhã está prevista “a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, face à manutenção de partículas PM10 na atmosfera” durante esta terça e quarta-feira. A situação poderá manter-se em dias posteriores e deve-se, segundo explica a DGS, “à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental”.
A presença de poeiras terá maior expressão no interior das Regiões Norte, Centro e Alentejo, e menor impacto nas Regiões do Litoral, “devido ao aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”. As partículas PM 10 têm “efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente crianças e idosos”, alerta a DGS, motivo pelo qual os “cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.
Recomenda-se, então, à população em geral que evite os esforços prolongados, limite a actividade física ao ar livre e evite a exposição a factores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes. Já aos grupos vulneráveis – crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular – além de “cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas”. Os doentes crónicos devem ainda manter os tratamentos médicos em curso.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
