Home - Últimas - ANEPC alerta para risco máximo de incêndio com a chegada da depressão Gabrielle
vento

ANEPC alerta para risco máximo de incêndio com a chegada da depressão Gabrielle

Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil reforça medidas preventivas para o fim-de-semana de 27 e 28 de Setembro, sobretudo nas regiões Norte, Centro e Algarve

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para o aumento do risco de incêndio rural com a passagem da depressão Gabrielle pelo território continental durante o dia de amanhã e de domingo, após ter atingido os Açores.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a instabilidade meteorológica associada ao ciclone tropical – vento forte e agitação marítima – irá encontrar condições de solo quente e seco, o que agrava o perigo de ignições. O risco de incêndio rural é classificado como Muito Elevado e Máximo no Norte, Centro e Algarve.

Entre os efeitos esperados, a ANEPC sublinha a facilidade de propagação de fogos e o aumento das dificuldades no combate, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.

A autoridade lembra ainda que, em dias de perigo Muito Elevado e Máximo, a lei proíbe a realização de queimadas extensivas, queimas de amontoados, a utilização de fogo para confeccionar alimentos em espaço rural fora de locais autorizados, a fumigação de apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas, bem como o uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

A ANEPC apela ao “estrito cumprimento das regras de prevenção”, sublinhando que qualquer descuido pode ter consequências graves num contexto de especial instabilidade meteorológica.

LEIA TAMBÉM

Infra-estruturas de Portugal corta trânsito na EN342 entre Arganil e Góis

A Infra-estruturas de Portugal (IP) procedeu hoje ao corte do trânsito na EN342, no troço …

Homem condenado por abandono de cão na Barragem do Caldeirão

Um homem de 41 anos foi condenado pelo crime de abandono de animal de companhia, …