Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil reforça medidas preventivas para o fim-de-semana de 27 e 28 de Setembro, sobretudo nas regiões Norte, Centro e Algarve
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para o aumento do risco de incêndio rural com a passagem da depressão Gabrielle pelo território continental durante o dia de amanhã e de domingo, após ter atingido os Açores.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a instabilidade meteorológica associada ao ciclone tropical – vento forte e agitação marítima – irá encontrar condições de solo quente e seco, o que agrava o perigo de ignições. O risco de incêndio rural é classificado como Muito Elevado e Máximo no Norte, Centro e Algarve.
Entre os efeitos esperados, a ANEPC sublinha a facilidade de propagação de fogos e o aumento das dificuldades no combate, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.
A autoridade lembra ainda que, em dias de perigo Muito Elevado e Máximo, a lei proíbe a realização de queimadas extensivas, queimas de amontoados, a utilização de fogo para confeccionar alimentos em espaço rural fora de locais autorizados, a fumigação de apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas, bem como o uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
A ANEPC apela ao “estrito cumprimento das regras de prevenção”, sublinhando que qualquer descuido pode ter consequências graves num contexto de especial instabilidade meteorológica.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc