Home - Outros Destaques - Apicultores já se podem candidatar aos apoios para colmatar prejuízos causados pelos incêndios de Setembro

Apicultores já se podem candidatar aos apoios para colmatar prejuízos causados pelos incêndios de Setembro

Seixo da Beira e União das freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira são as freguesias elegíveis para candidatura no concelho de Oliveira do Hospital

Os apicultores, e quem exerce actividade florestal já se podem candidatar, no âmbito das medidas excepcionais de apoio e mitigação do impacto dos incêndios rurais de Setembro de 2024, às ajudas para: alimentação das abelhas e apoio extraordinário à reposição substituição ou reparação de máquinas e equipamentos florestais, armazéns e outras construções de apoio à actividade florestal. No concelho de Oliveira do Hospital são elegíveis a freguesia de Seixo da Beira e a União das freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e, de acordo com o despacho normativo, o montante do apoio a que o apicultor tem direito corresponde a 6,80 euros por colmeia, de cada apiário elegível.

A plataforma para se realizarem as candidaturas encontra-se disponível no sítio da internet da CCDR Centro (https://pdp.ccdrc.pt/). O processo de candidatura é simples e muito similar ao das candidaturas simplificadas para apoios à agricultura até seis mil euros e que se encontra a decorrer até 31 de Dezembro de 2024.

O referido apoio é atribuído aos apicultores com registo de actividade apícola actualizado, pela última declaração anual de existências apresentada na Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), referente a Setembro de 2023, ou a última declaração de alterações, desde que esta tenha sido submetida em data anterior a 1 de Agosto de 2024, cujos apiários se situam até 1,5 km de distância da mancha ardida nas freguesias mencionadas.

De acordo com o despacho normativo, o montante do apoio a que o apicultor tem direito corresponde a 6,80 euros por colmeia, de cada apiário elegível.

 

LEIA TAMBÉM

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …