Home - Desporto - Árbitros da Serra da Estrela com nova sede em Vinhó

Árbitros da Serra da Estrela com nova sede em Vinhó

O Núcleo de Árbitros de Futebol e Futsal da Serra da Estrela conta com uma nova sede no concelho de Gouveia. O novo espaço, segundo o presidente daquele núcleo, vai ajudar os árbitros e também a sociedade. Rui Ventura agradeceu a várias estruturas, entre elas ao grupo empresarial Tavfer e ao município de Gouveia.

O Núcleo de Árbitros de Futebol e Futsal da Serra da Estrela (NAFFSE), liderado por Rui Ventura, conta desde quinta-feira com uma nova sede localizada em Vinhó, concelho de Gouveia. A estrutura, que representa os árbitros e árbitras da região, ficou instalada numa das salas da antiga escola primária daquela localidade. Foi remodelada e cedida àquela associação de árbitros pela CM Gouveia, em colaboração com a União de Freguesias de Moimenta da Serra e Vinhó e a inauguração contou com vários convidados que se mostraram agradados com o novo espaço, levando mesmo o presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, a referir, com um sorriso, que aquele Núcleo passou a ter “uma sede melhor que a AF Guarda”.

“É um dia especial. Representa o trabalho que temos realizado na arbitragem da Guarda nestes sete anos (O Núcleo foi fundado a 14 de Outubro de 2016) e que nos enche de orgulho. O NAFFSE tem sido um pilar na arbitragem egitaniense. Temos inovado. Fomos, por exemplo, a primeira estrutura que ofereceu aos árbitros uma camisola patrocinada”, explicou o presidente do Núcleo, Rui Ventura, frisando que é muito difícil ser dirigente no Interior do país. “Dizemos aos políticos que o interior não pode ser esquecido. No futebol dizemos que o Interior tem de ser lembrado”, continuou.

Sublinhando que têm de se criar condições para atrair jovens para a arbitragem e retê-los no interior, Rui Ventura lembrou que o Núcleo tem contado com apoios, em particular de um grupo empresarial da região que tem ajudado em tudo o que lhe tem sido solicitado para o bom funcionamento do NAFFSE. “Estou a falar da Tavfer que, na pessoa do seu líder, Fernando Tavares Pereira, um grupo sediado na região e que ajuda a região e que tem feito tudo para que este núcleo seja capaz de dar resposta aos desafios que lhe são colocados. Nunca nos recusou nada daquilo que lhe temos solicitado. Está sempre disposto a ajudar e constitui-se uma peça importante na vida deste Núcleo”, sublinhou Rui Ventura, aproveitando também para agradecer ao município de Gouveia que “colaborou em tudo o que lhe foi possível”. “Não pode haver bons árbitros se não lhes forem facultadas condições para evoluírem”, notou.

O Núcleo, segundo Rui Ventura, porém, vai muito além de uma associação de árbitros. É uma estrutura que tem colaborado com a sociedade civil, procurando ajudar nas situações mais complicadas. Nos incêndios de Outubro de 2017, garante, houve árbitros e árbitras que perderam muito tempo a ajudar as vítimas daquela tragédia. Servimos refeições, bebida, roupa. Enfim ajudámos em tudo o que nos foi possível. Quando houve as cheias em Moçambique, estivemos também activos, entre outras acções, na recolha de roupa. Há um lado humano neste núcleo que preservamos. Estamos integrados na sociedade e trabalhamos em prol de uma arbitragem melhor, mas procuramos ajudar a população quando existem dificuldades. “Ninguém sabe, mas este núcleo ajudou alguns dos seus membros com dinheiro e alimentação na altura da COVID-19. Não fizemos publicidade. O Núcleo esteve igualmente ao lado dos árbitros que foram cobardemente agredidos. É este o nosso trabalho. E com esta nova sala vamos proporcionar melhores condições aos nossos árbitros”, continuou Rui Ventura.

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, por seu lado, não escondeu que é importante ter estas instituições no concelho e que podem contar sempre com o apoio da autarquia, não só as que já se encontram na área do concelho, mas também aquelas que se queiram ali instalar. “Para o município de Gouveia este é o culminar de um processo que terminou bem. Que seja um passo para ajudar a melhorar a arbitragem, porque quanto melhor for a arbitragem, melhor será o espectáculo”, sublinhou Luís Tadeu. Já o presidente da União de Freguesias de Moimenta da Serra e Vinhó, Carlos Videira, manifestou-se satisfeito por acolher a NAFFSE, frisando que aquela sala, no passado, foi um local de formação e que agora deve manter essa função com os árbitros e árbitras de futebol e futsal.

O Núcleo de Árbitros de Futebol e Futsal da Serra da Estrela, fundado a 14 de Outubro de 2016, tem neste momento cerca de 45 árbitros associados, mas também gente que nada tem que ver com a arbitragem. “As pessoas aperceberam-se das nossas actividades extra arbitragem e como se revêem nessas acções também se fazem associadas. Não é por acaso que estamos a ser muito bem acolhidos pela população local e vamos promover iniciativas com a população de Moimenta da Serra e Vinhó”, concluiu Rui Ventura.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …