A ponte de ontem, a ponte de hoje
Devido à tromba de água que caiu na noite de 12 para 13 de Outubro de 1953, originou que a Ponte da Barreira caísse, devido ao armazenamento de destroços que vinham na enxurrada, que encalhando devido à força das águas, acabou por cair, ficando a ponte suspensa, durante alguns dias. A água chegou a invadir a estrada 342, até às primeiras casas do Bairro.
Também as fazendas ao longo do percurso da Ribeira de Folques ficaram arruinadas, levando barracões e até uma junta de bois que se situava num barracão onde hoje se encontra a ponte nova.
Quando a ponte caiu, levou com ela a minha vizinha Ana, que mesmo agarrada a uma pedra conseguiu salvar-se graças ao saudoso bombeiro Silvino Vasconcelos, que deixando a sua pensão, assim que soube do caso, fez uma grande corrida e quando chegou ao local, as pessoas assistiam à aflição da Ti Ana, o Silvino não olhou para trás e atirou-se rapidamente à água e retirou a sua antiga vizinha Ana.
Com esta situação os alunos da Barreira e da Barrosa, tinham que seguir pelas Gaeiras e só seguiram pela ponte com a construção de um pequeno Passadiço em madeira, sendo todo o seu piso feito com tábuas, apoiadas em vigas das linhas de caminho de ferro. Enquanto isso, as camionetas de passageiros, da Empresa Automobilista Arganilense, que serviam o alto concelho e seguia para a Lousã, estava uma em cada lado da ponte, para fazer o transbordo.
Com o decorrer dos anos, finalmente a ponte foi restaurada, com nova intervenção em Setembro do 2022, homenageando a lavadeira Rita Novais, que com outras lavadeiras utilizavam as águas da ribeira para lavar a sua roupa e de freguesas que possuía.
Fica um reparo
Esta nova restauração da ponte, como se vê na foto, ficou com dois passeios para peões. Porém, acontece que um dos passeios, na finalização de um deles, ficou com uma altura considerável, que o utente se se transportar em cadeira de rodas terá forçosamente de «saltar» para a via. O responsável do projecto não teve em consideração esta situação, que nem lembra ao diabo tal tenha acontecido.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc



