O primeiro-ministro garante que serão aplicadas coimas por falta de uso de máscara nos transportes públicos que têm um mínimo de 120 euros, mas podem chegar até aos 350 euros. António Costa avançou estes dados sobre o plano de retoma da economia, que anunciou ontem no final do Conselho de Ministros. Entre essas medidas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem andar nos transportes públicos ou se deslocar a uma escola ou a um espaço comercial.
“Nós só prevemos a aplicação de coima nos transportes públicos, porque aí é muito difícil haver as normas de afastamento físico que são necessárias. Hoje, até nos supermercados nas filas para as caixas, está uma marcação no chão de qual é a distância que cada um deve ter. Nós não podemos fazer isso nos transportes públicos”, justificou o primeiro-ministro.
O líder do executivo voltou a defender a necessidade de haver horários diferenciados para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e dos locais de trabalho em geral. “Para diminuir a pressão da procura, o Governo incentiva o desfasamento de horários. As escolas reabrem às 10h00. Este novo comércio que vai retomar [na Segunda-feira] reabrirá só reabre a partir das 10h00 de forma a diminuir a pressão”, apontou António Costa.
O primeiro-ministro destacou ainda que o Governo optou por manter «a obrigatoriedade do teletrabalho durante todo o mês de Maio para as actividades que podem estar nessas condições», tendo em vista, precisamente, «não aumentar neste momento a pressão também sobre os transportes públicos».
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
