Home - Últimas - Assinado contrato para requalificação da zona ribeirinha da Benfeita

Assinado contrato para requalificação da zona ribeirinha da Benfeita

Município de Arganil assegura financiamento de 270 mil euros, no âmbito da Linha + Interior Turismo

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e o ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, assinaram o contrato de financiamento que permite avançar com a requalificação da zona ribeirinha da Benfeita. O apoio assegura 70% do investimento, cerca de 270 mil euros, e garante ao município a concretização de um projecto considerado estruturante para a freguesia.

De acordo com nota da autarquia, a candidatura intitulada “Promoção de Acessibilidade Descarbonizada na Aldeia da Benfeita – Rede de Aldeias do Xisto” enquadra-se na estratégia de desenvolvimento turístico e sustentável do território. O documento acrescenta que o plano prevê a criação de um estacionamento organizado, com áreas reservadas a autocarros e a pessoas com mobilidade reduzida, a instalação de um posto de carregamento para veículos eléctricos, a construção de um parque infantil e de uma zona de apoio a autocaravanas, bem como a valorização das margens da Ribeira da Mata, através de percursos pedonais acessíveis e novos espaços de estadia e lazer.

Segundo a mesma nota, a intervenção está alinhada com os princípios da mobilidade descarbonizada e da acessibilidade universal, procurando valorizar espaços de grande relevância simbólica, como o Jardim Simões Dias, a Igreja Matriz de Santa Cecília, o Moinho do Figueiral e a praia fluvial da Benfeita.

Para o presidente da câmara, Luís Paulo Costa, “a assinatura deste contrato confirma a importância deste investimento, que valoriza a identidade da Benfeita e o património natural e cultural da freguesia, ao mesmo tempo que melhora as condições de acolhimento e acessibilidade para todos os que nos visitam ao longo do ano”.

Ainda segundo a Câmara Municipal de Arganil, a intervenção permitirá resolver o problema do estacionamento na aldeia, qualificar os percursos pedonais, criar novos espaços de lazer e melhorar a qualidade de vida dos residentes. O objectivo passa também por tornar a Benfeita mais acessível, inclusiva e sustentável, dinamizando em simultâneo a economia local através do aumento de visitantes, dormidas e consumo no comércio e restauração.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …