As duas praias fluviais do concelho de Penacova – Reconquinho e Vimieiro – hastearam hoje as bandeiras “Azul” e “Praia acessível para todos”, ostentando também o selo de “Qualidade de ouro”. A “Bandeira azul” simboliza o cumprimento de requisitos que vão desde a qualidade da água, à segurança do local, passando pela educação e gestão ambiental e pela existência de equipamentos de apoio de qualidade. Já a bandeira de “Praia Acessível para Todos” é um galardão que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam também desfrutar destas zonas balneares, estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados.
O selo “Qualidade de Ouro”, por seu lado, é um galardão, atribuído pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, mas que tem também em conta a forma como decorreu a última época balnear.
A Praia Fluvial do Vimieiro, que recentemente sofreu um forte investimento da autarquia de Penacova e da união das freguesias local, hasteou também, pelo segundo ano, a bandeira pertencente à Rede de Praias Fluviais das Aldeias de Xisto.
A vereadora da Câmara de Penacova com o pelouro das Praias Fluviais destacou o investimento do Município na “melhoria das condições de segurança e socorro da Praia Fluvial do Reconquinho”, através da aquisição de uma casa de madeira, que reúne melhores condições de apoio aos nadadores-salvadores. Magda Rodrigues sublinhou ainda que, “as praias fluviais locais são cada vez mais um forte cartão de visita, onde a segurança e o bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar”. A autarca, que esteve presente na cerimónia de hastear as bandeiras, destacou a ponte de madeira no Reconquinho, já considerado por muitos um ícone deste local.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
