Depois de ter sido adiado (choveu no dia 9…), decorreu na manhã de Sexta-Feira, dia 16 de Fevereiro de 2024, por várias Ruas da cidade de Oliveira do Hospital, um colorido e participado “Desfile de Carnaval” promovido pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e destinado às e aos mais novitos(as).
Bonito de se ver, o que foi atestado presencialmente pela muita Gente que também lá ocorreu e se foi posicionando pelos passeios.
As várias Turmas que marcaram presença em mais este “Desfile de Carnaval”, adoptaram temas diversos com seus trajes e enredos específicos enquanto soava, dominante, a música de “Samba” a tirar partido rítmico da forte “batida” binária e por norma muito mexida. Cor, som, movimento e afectos protagonizados pelas Crianças e também Adultos ligados às Escolas em destaque.

Como exemplo, devo dizer que o traje e adereços de minha filhota de 9 anitos, me custaram na ordem dos 50 euros, e a poupar, que as roupas exteriores foram “emprestadas”… Os “cestos”, estilo os “tabuleiros” de flores da conhecida tradição em Tomar, deram um enorme trabalhão a fazer (com flores artificiais) e esforço a carregar deram à criançada dessa Turma… Sim, em geral e para além do gosto, houve muita dedicação por parte da comunidade escolar envolvida.
Devo dizer que não desgosto do espectáculo embora sempre me fique água na boca por não se fazer um desfile mais ao jeito das nossas tradições do Entrudo. Seria até mais educativo tratando-se de Criançada, muita da qual já se entretém nos meios informáticos que vai tendo disponíveis para ver “carnavaladas” várias e todos os dias…
Gostei até muito de ter visto (mas não fotografei) uma carrinha de caixa aberta com uma grande “ninhada” de pequenitas e pequenitos enfeitados e bem dispostos à excepção de um que chorava um pouco. Ainda bem que continua a haver Crianças que se podem divertir em Paz ! Que os filhos, netos, bisnetos e por aí fora destas Crianças de agora também possam, um dia, ter as mesmas possibilidades !
Há poucas dezenas de anos atrás, seria quase uma espécie de “pecado mortal” realizar festas destas na quadra tradicional e muito reservada da “Quaresma”….
Sim, eu ainda me lembro bem desse “ambiente” fortemente restritivo deste tipo de manifestações públicas pela “Quaresma”. Pelos vistos, está hoje muito atenuado.
Outros Carnavais…
Aliás, a propósito, neste Carnaval 2024, do Rio de Janeiro, até a Senhora de Fátima lá “sambou” (desfilou) em pleno “Sambódromo” e por iniciativa de uma Escola de Samba local.
Não sabemos se isso aconteceu à revelia do Sr. Bispo de Fátima ou da supervisão dos católicos ligados às “Congregações Marianas” mas lá que aconteceu, aconteceu, e também não sabemos se a Senhora de Fátima “desfilou” pelo menos com especial condescendência face ao espectáculo muito profano que a envolvia…
Entretanto, sou a comentar que, no Brasil, os Brasileiros têm a “Senhora de Aparecida”, Padroeira do Brasil, e também parte do “Culto Mariano”, a qual é de cor escura ou seja, tem uma aparência visual que a aproxima da “mulata” e, por direito próprio, mulher-rainha do Carnaval do Rio de Janeiro. Ora, a Nossa Senhora de Fátima não é assim. Mantenhamo-la “Nossa”…
Viva o Carnaval !
Viva o Entrudo !
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

