A pequena Aldeia de Montanha da Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser, entre 8 de Dezembro e 1 de Janeiro, a Aldeia de Natal mais ecológica do país. O evento, que vai na sua 11.ª edição, mantém novamente o conceito original: toda a decoração da aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia! “Afinal, o Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira”, refere a organização, sublinhando que “os preparativos estão a bom ritmo e com muitas novidades…”.
Tudo é feito com as mãos dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da natureza que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados são a matéria prima para as decorações de Natal. Participam nestes trabalhos as colectividades da aldeia (Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça e Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça), da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM), do Município de Seia e União de Freguesia de Vide e Cabeça.
“O cenário é único: quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas é ao entardecer que a magia acontece com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça (recorde-se que esta foi a primeira aldeia LED do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono)”, resume a organização.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc





