Home - Últimas - Calor destrói grande parte de exploração de mirtilos em Tábua

Calor destrói grande parte de exploração de mirtilos em Tábua

Produção perde 80 por cento e prejuízos atingem dezenas de milhares de euros, enquanto agricultores reclamam falta de apoios.

Uma exploração agrícola de mirtilos em Tábua, distrito de Coimbra, foi severamente atingida pela onda de calor que tem assolado o país. A produção foi praticamente arrasada, com perdas estimadas em cerca de 80 por cento, correspondendo a um prejuízo na ordem das dezenas de milhares de euros. A destruição é fruto dos sucessivos dias de calor elevado e da pouca humidade.

“A planta não consegue alimentar a fruta e ela está a cozer, sofre um escaldão. Há fruta que já nem apanhamos. Vamos depois dar uma volta para transformar e congelar”, explicou o empresário Nuno Tavares Pereira explicou à TVI.

O prejuízo total ronda entre 30 a 50 mil euros, enquanto 80 por cento da produção está perdida. O empresário lamenta a falta de apoios para mitigar estas situações. “Tinha de haver um grande investimento em coberturas de sombreamento e em pontos de água. Se o que de bom foi feito no Alqueva fosse replicado pelo país podia mitigar estes prejuízos, porque, tendo água, todo o clima ficaria mais ameno, mais fresco”, referiu o empresário.

Além disso, Nuno Tavares Pereira aponta para a dificuldade em recorrer aos seguros agrícolas. “Muitas seguradoras nem fazem o seguro que é comparticipado pelo Estado. Depois, há o seguro de escaldão que está excluído desse seguro apoiado e muitas seguradoras nem fazem, e aquelas que fazem é caro”.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …