Superfície anticiclónica sobre os Açores intensifica temperaturas até aos 40ºC. Agosto deverá continuar seco e quente, segundo previsões do IPMA.
As temperaturas elevadas vão marcar o fim-de-semana em todo o território continental. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros podem atingir os 40ºC em várias regiões, com todo o país sob aviso amarelo a partir deste sábado. A tendência de calor persistente poderá prolongar-se pelo menos até ao final de Agosto, com valores acima do normal e precipitação escassa.
Para este sábado e domingo, todos os distritos do continente estarão sob aviso amarelo devido ao tempo quente. Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre já estão sob aviso desde as 9 horas desta sexta-feira, vigorando até à meia-noite de segunda-feira. Os restantes 11 distritos entram em aviso amarelo a partir das 9 horas de sábado.
A temperatura máxima deverá ultrapassar os 30ºC na generalidade do território, podendo mesmo rondar os 40ºC em zonas do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro. Apenas alguns pontos da faixa costeira ocidental poderão ficar abaixo dos 30ºC, devido à brisa marítima, que será por vezes moderada durante as tardes.
Segundo o IPMA, esta situação meteorológica deve-se à “intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores” e à formação de uma crista que se estende até ao golfo da Biscaia, “promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental, quente e seco, sobre a Península Ibérica”.
As previsões para o próximo mês, entre 28 de Julho e 25 de Agosto, apontam para um cenário semelhante. Durante a primeira semana, espera-se precipitação inferior ao normal, com valores entre menos 10 e menos 1 milímetros. Nas semanas seguintes, não há sinal estatisticamente significativo relativamente à precipitação.
Quanto às temperaturas, o IPMA prevê valores acima da média para todo o território continental na primeira semana do período em análise (entre 0,5ºC e 5ºC), mantendo-se esta tendência na segunda semana (0,5ºC a 3ºC). Na terceira semana, prevê-se igualmente um desvio positivo de 0,5ºC a 3ºC, embora menos expressivo, enquanto na quarta semana esse excesso térmico se deverá concentrar no interior, com valores entre 0,5ºC e 1,5ºC acima do habitual.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) já emitiu avisos para os próximos dias, lembrando que, face ao agravamento do risco de incêndio, é proibido realizar queimadas extensivas, utilizar motorroçadoras ou fazer fogo para confecção de alimentos em espaços rurais, excepto nas zonas autorizadas. As restrições aplicam-se com especial atenção ao Norte, Centro e Algarve, onde o perigo de incêndio será mais elevado.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc