Relacionados
Neve encerra acesso à Torre por Piornos e Lagoa Comprida na serra da Estrela
15 de Fevereiro de 2026
Interior do Sul e vales do Tejo e Douro entre as regiões mais afectadas. Noites tropicais alargam-se também ao interior sul, alerta o IPMA
As temperaturas máximas vão voltar a subir a partir deste sábado, dia 9 de Agosto, podendo atingir os 43 graus Celsius em algumas zonas do território continental. O alerta foi dado esta quinta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a manutenção do tempo quente até segunda-feira, dia 11.
“Nos dias 09 e 10 [sábado e domingo], os valores da temperatura máxima irão subir e manter-se elevados até dia 11 [segunda-feira], podendo variar entre 30 e 38 graus Celsius na generalidade do território do continente e atingir 43 graus Celsius em alguns locais, nomeadamente no interior da região Sul e nos vales dos rios Tejo e Douro”, lê-se no comunicado do IPMA.
Para além do calor durante o dia, as noites também não trarão grande alívio térmico. Segundo o IPMA, a temperatura mínima continuará a ultrapassar os 20 graus Celsius no interior das regiões Norte e Centro, “estendendo-se ao interior Sul durante o próximo fim-de-semana”.
Até sexta-feira, 8 de Agosto, está prevista uma “ligeira descida dos valores da temperatura máxima”, que será mais notória no litoral oeste. Ainda assim, os valores elevados deverão manter-se no interior Norte e Centro. O instituto sublinha ainda que a onda de calor já em curso poderá manter-se em alguns locais, uma vez que a quebra temporária das temperaturas poderá não ser suficiente para a interromper.
A situação meteorológica está a ser influenciada por um anticiclone localizado a norte dos Açores que, segundo o IPMA, se desloca gradualmente para leste/nordeste, intensificando-se e posicionando-se a sudoeste das ilhas Britânicas. “Esta situação, em conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental transporte de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África”, explica o instituto.
O IPMA deverá actualizar os avisos meteorológicos nos próximos dias. As autoridades recomendam especial atenção a grupos vulneráveis, como crianças, pessoas idosas e doentes crónicos, e alertam para o risco acrescido de incêndios rurais.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
