Home - Últimas - Câmara de Arganil aprova projecto de requalificação do Teatro Alves Coelho

Câmara de Arganil aprova projecto de requalificação do Teatro Alves Coelho

Investimento superior a cinco milhões de euros pretende devolver à vida cultural do concelho um edifício encerrado há mais de 20 anos

A Câmara Municipal de Arganil aprovou, em reunião de 23 de Setembro, o projeto de execução da empreitada de reabilitação e requalificação do Teatro Alves Coelho, num investimento superior a cinco milhões de euros. O equipamento, classificado como Monumento de Interesse Municipal, está encerrado há mais de duas décadas e é considerado um marco do património cultural e identitário do concelho.

A intervenção é da autoria do arquitecto João Mendes Ribeiro, que apresentou o projecto durante a reunião do executivo. Prevê a reabilitação integral do edifício, com preservação das características arquitectónicas e ornamentais e adaptação às exigências técnicas e legais actuais. Após a obra, o teatro ficará dotado de 308 lugares, incluindo dez amovíveis para utilizadores com mobilidade condicionada.

O projecto inclui ainda a ampliação do conjunto edificado, através da construção de um novo corpo para sala de ensaios, camarins, balneários e áreas técnicas, encastrado na encosta a poente e ligado ao edifício principal por um volume de circulações verticais. A área exterior será também intervencionada com trabalhos de arquitectura paisagista, incidindo sobre a esplanada da cafetaria e o talude envolvente.

Para o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, “este foi um passo essencial para avançar com a candidatura a fundos comunitários, candidatura essa que será determinante para viabilizar a intervenção e tornar possível a concretização de um projecto que pretende devolver aos arganilenses um equipamento histórico, parte integrante da memória de Arganil e que se deseja venha a desempenhar um papel central na vida cultural do concelho”.

O município submeteu, no dia 24 de Setembro, candidatura ao Programa Operacional Regional Centro 2030, no âmbito da valorização do património cultural, para financiamento do valor global da intervenção, estimado em cerca de seis milhões de euros. A decisão deverá ser conhecida no prazo de 60 dias.

Inaugurado em 1954, o Teatro Alves Coelho integra o movimento dos Cine-Teatros e é apontado como um dos mais emblemáticos exemplos da arquitectura de espectáculo do século XX em Portugal. Com volumetria imponente, fachada avermelhada e painéis escultóricos de Aureliano Lima, o edifício destaca-se ainda pelo legado artístico de Miguel Torga, Guilherme Filipe e outros criadores, que reforçam a sua relevância cultural e patrimonial.

LEIA TAMBÉM

Seia: lã da Serra da Estrela debatida como recurso estratégico da região

O município de Seia promove, em parceria com a Rede de Aldeias de Montanha, um …

A CM de Arganil condiciona estradas e espaços públicos devido à chuva

A Câmara Municipal de Arganil decidiu esta manhã avançar com o condicionamento e, em alguns …