A Câmara Municipal de Penacova vai investir meio milhão de euros (mais IVA) na musealização do Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão, recuperação das obras de arte e criação de uma loja e acessibilidades. O prazo de execução dos trabalhos é de 270 dias.
O espaço criado junto aos claustros do Mosteiro de Lorvão, monumento nacional na freguesia de Lorvão, recorde-se, está encerrado desde 2014, após um investimento do Estado de 1,7 milhão de euros. “Em tempo recorde, o Município de Penacova resolveu as questões pendentes, relacionadas com o projecto, lançou o concurso e agora acaba de consignar a obra”, afirma o presidente da CM Municipal de Penacova.
“Em pouco tempo, conseguimos alcançar algo que estava estagnado e sem aparente solução. Com este investimento, pretendemos dar uma maior visibilidade ao Mosteiro de Lorvão e colocá-lo definitivamente nos roteiros turísticos”, sublinha Álvaro Coimbra, que se diz “muito entusiasmado com o projecto de musealização”, tanto mais que “a empresa que venceu o concurso – Ambienti D’Interni – fez recentemente um trabalho extraordinário no palácio da Ajuda, no novíssimo Tesouro Real”.
O novo centro interpretativo, acrescenta o autarca, “vem reforçar o investimento e aposta na vila de Lorvão, que se vem juntar às empreitadas já a decorrer na Casa do Monte e Oficina do Palito e a concessão do hotel, ao abrigo do programa Revive, com início de exploração previsto para 2024”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
