A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam a partir de amanhã a campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, uma iniciativa que visa alertar para os riscos da condução sob influência do álcool.
Segundo dados divulgados pelas autoridades, em 2023, um em cada quatro condutores mortos em acidentes de viação em Portugal apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l.. Destes, três em cada quatro registavam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l, o que configura crime. No total das vítimas autopsiadas, 23 por cento tinham uma taxa de álcool superior ao limite legal, sendo que 73 por cento ultrapassavam o valor de 1,2 g/l.
A campanha, que decorre entre terça-feira e segunda-feira, inclui acções de sensibilização promovidas pela ANSR e operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP. As acções de sensibilização vão decorrer em simultâneo com fiscalizações programadas para a Estrada Nacional 3, em Areosa (Viana do Castelo), Estrada Nacional 13, em São Pedro da Torre (Viana do Castelo), Estrada Nacional 18, em Castelo Branco, e na Auto-estrada 2, junto ao Parque Especial Norte, no sentido norte-sul, em Lisboa.
As autoridades alertam que, com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica. A ingestão de álcool antes de conduzir, sublinham, provoca perturbações cognitivas e dificuldades no processamento de informação, afecta a capacidade de reacção a imprevistos e compromete a coordenação motora.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
