O município de Carregal do Sal assinalou ontem o 71.º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes, com diversas cerimónias evocativas, entre as quais a deposição de uma coroa de flores no jazigo da família Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, por Paulo Catalino, Presidente da Câmara Municipal, e Gerald Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes.
No Jardim do Museu, decorreu a plantação de uma oliveira por alunos da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, no espaço dedicado ao projecto Jardim da Concórdia.
O dia culminou com a apresentação do espectáculo “20 Dizer”, do Trigo Limpo Teatro ACERT, no átrio da Casa do Passal, onde foi feita a declamação de poesia e música. O espectáculo teve como base a obra “O Cônsul Português em Rimas de Acentos Humanitários”, de Hermínio Marques, e foi protagonizado por José Rui Martins e Luísa Vieira.
As cerimónias reflectiram o profundo respeito e a contínua valorização da memória do cônsul Aristides de Sousa Mendes que desafiou ordens expressas de António de Oliveira Salazar concedendo milhares de vistos de entrada em Portugal a judeus de várias nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940 durante a II Guerra Mundial.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
